‘As Crônicas de Gelo e Fogo’ – Uma saga épica que mistura fantasia, intrigas, espadas e muito mais

Publicado: 23/09/2011 por Márcio Alexsandro Pacheco em Artigos
Tags:, , , , , ,

A leitura nunca foi um hábito de que os brasileiros pudessem se vangloriar, mas de tempos em tempos alguns livros chamam a atenção e viram best-sellers, mesmo aqui em terras verdes e amarelas. O mais recente sucesso entre o público leitor é o livro “A Tormenta de Espadas”, terceiro volume da saga “As Crônicas de Gelo e Fogo”, escrito pelo norte-americano George R.R. Martin.

Claro que muito do sucesso destes livros se deve à adaptação para a TV do primeiro volume (lançado em 1996 nos EUA) “Game of Thrones”, produzida pela HBO e lançada no começo de 2010. A produção da série é bastante fiel ao livro, o que garante um enredo cheio de reviravoltas e personagens carismáticos. A série também conta com a ajuda do próprio autor para dar vida a sua obra-prima na telinha.

A história mostra um universo de fantasia – divinamente mesclado com personagens e sentimentos/ações que lembram a nossa realidade – e uma terra chamada Westeros, um mundo medieval com reis, cavaleiros, princesas, magias, religião, dragões e lendas. Martin consegue prender o seu leitor com capítulos tensos, uma envolvente trama política em que vários personagens buscam a conquista de poder e o trono de ferro de soberano dos Sete Reinos de Westeros. Com pitadas de romance, sexo, alianças e traições, guerras e batalhas sangrentas, A Guerra dos Tronos ganhou uma sequência direta, “A Fúria dos Reis” e um terceiro volume continuando a saga, lançado agora em setembro no Brasil, “A Tormenta de Espadas” (lançado em 2000 nos EUA).

o cobiçado Trono de Ferro

A saga completa vai contar com sete volumes no total, sendo que os leitores estrangeiros já estão devorando o quarto e quinto livros: “A Feast for Crows” (O Festim dos Corvos, numa tradução livre) e “A Dance with Dragons” (A Dança dos Dragões), este último lançado em julho de 2011. Uma segunda temporada, baseada em “A Fúria dos Reis”, já está sendo filmada pela HBO com previsão de estreia para maio de 2012.

Um dos maiores méritos dessa obra literária é o de prender a atenção do leitor desde a sua primeira até a última página. Quando você pensa que já conhece os personagens e sabe o que vai acontecer, o autor muda totalmente os caminhos da história, apresentando coisas surpreendentes e imprevisíveis. O leitor vai conhecendo vários personagens no decorrer da aventura, alguns extremamente simpáticos que certamente ganharão uma afeição especial, e outros tão vils e mesquinhos que farão os leitores os odiar. Se você ainda não teve a chance de assistir, procure pela série da HBO, são 10 episódios. Ou melhor ainda, procure ler os livros, que oferecem um universo ainda mais rico e completo para ser devorado.

Eu estou terminando o terceiro volume, “A Tormenta de Espadas”, livro que ganhei de presente de aniversário do meu sobrinho. Infelizmente a cada noite, o livro de 880 páginas está cada vez mais perto do fim, e uma aflição amarga e triste que me atormenta, pois assim que acabar a última página, a primeira coisa que irei pensar é “onde está a porra do livro O Festim dos Corvos”. Pois quando você começa a ler, não consegue mais parar. O negócio vai ser ou esperar pelo lançamento no Brasil no início de 2012, ou então comprar o livro em inglês mesmo. Acho que não vou conseguir esperar.

capa dos três livros lançados no Brasil

Ficou curioso? Então conheça abaixo alguns dos principais personagens da série épica Game of Thrones (não se preocupe, procurei evitar os spoilers, só informações básicas). E lembre-se do conselho da Cersei caso entre em algum “jogo”: “Quando se joga o jogo dos tronos, você vence ou você morre. Não existe meio-termo”.

Eddard “Ned” Stark

Personagem central de Game of Thrones, interpretado pelo ator Sean Bean (O Senhor dos Anéis). Patriarca de uma tradicional família do gelado norte de Westeros e senhor de Winterfell. Duro e severo, mas com um grande senso de honra e justiça. É também grande amigo do Rei Robert Baratheon, sendo inclusive convocado para ser o seu braço direito no governo do reino.

Catelyn Stark

Esposa de Ned Stark, com quem tem cinco filhos. Cat (Michelle Fairley) é da família Tully e possui dois irmãos, Edmure e Lysa. Sua família não é do norte como os Starks e são mais conhecidos por serem uma família pertencente aos rios e lagos. Assim como o marido, possui forte senso de justiça e honra, grande amor pela família, a não ser por Jon Snow, o filho bastardo de Stark.

Jon Snow, Bran Stark e Robb Stark

Jon Snow (da esquerda) é o filho de Ned Stark com uma mãe de identidade desconhecida. Ele foi criado pelo seu pai ao lado dos seus meio-irmãos, e fora a Catelyn, ele se dá bem com todos. Com o futuro incerto por ser um filho bastardo, ou seja, sem os direitos dos irmãos, junta-se à Patrulha da Noite, cavaleiros renegados que defendem a gigantesca Muralha de gelo ao norte. Possui um lobo albino chamado Fantasma. Bran Stark (com o arco) é o segundo filho dos Starks, um garoto que gosta de escalar e explorar Winterfell, geralmente acompanhado de seu lobo gigante Verão. Robb Stark é o filho mais velho de Eddard e segundo no comando do norte. Possui um lobo gigante chamado Vento Cinzento.

Arya e Sansa Stark

As duas filhas do casal. Arya é a menor, uma garota cheia de energia, animada e com interesses em lutas, combates e exploração, interesses esses que batem de frente com a irmã mais velha, que muitas vezes a descreve como “estúpida”. Arya é bastante próxima de Jon Snow e apesar de jovem, é bastante astuta e possui grande desenvoltura. Possui uma loba chamada Nymeria. Já Sansa é o seu oposto, meiga e graciosa, ela adora o mundo de fantasias de histórias e canções, com lindos cavaleiros e princesas. Muito bonita, possui dotes em muitas atividades que uma senhora da alta sociedade deve ter, como costurar, dançar, cantar, moda, etiqueta social. Possui uma loba chamada Lady.

Robert Baratheon

Amigo de infância de Eddard Stark, estava destinado a casar com a irmã, Lyanna Stark, até que essa foi sequestrada por Rhaegar Targaryen, da tradicional família nobre que estava no comando do reino. Louco por vingança, Robert iniciou uma revolta junta com Ned Stark que acabou culminando na morte dos Targaryen. Robert foi coroado rei dos Sete Reinos e começou uma nova era. Apesar de bonachão e gostar de festas, bebedeiras e mulheres, Robert foi um dos maiores guerreiros de Westeros em sua juventude.

Cersei Lannister

Após ser coroado rei, Robert se casou com a belíssima Cersei e possuem três filhos. Ela é obstinada e muito ambiciosa e inteligente, sempre tramando planos para conquistar os seus objetivos. Ela possui dois irmãos e seu pai, Lorde Tywin Lannister, é quem comanda os interesses da família com mãos de ferro.

Joffrey Baratheon

O mais velho dos filhos de Robert e Cersei, e herdeiro direto do trono real. Puxou a beleza dos Lannisters, Joffrey é alto, loiro e bonito, mas possui uma personalidade mesquinha e mimada. Possui um temperamento incontrolável e uma veia marcante de sadismo. Ele e Sansa Stark estão prometidos um ao outro com a finalidade de unir as casas Stark e Baratheon.

Jaime Lannister

Irmão gêmeo de Cersey, é também conhecido como Regicida, entrou para a Guarda Real nomeado pela Rei Louco Aerys Targareyen aos 15 anos, tornando-se o mais jovem membro da ordem na história. Assim como a irmã, é dotado de grande beleza e é extremamente habilidoso no uso da espada.

Tyrion Lannister

Um dos meus personagens favoritos da série (junto com Jon Snow e Arya), Tyrion tem tanta sorte como azar. Ele é um anão (o azar) nascido em uma família nobre (a sorte), como já era de se esperar, como lutador é um zero à esquerda, o que ele compensa com uma inteligência elevada e ligeira, gostos refinados, extremamente cortês e educado, além de ter uma simpatia pelos maltratados. Porém Tyrion sabe ser cruel com os seus inimigos e gosta de uma putaria orgia. Recebe pouquissímo respeito pelo pai e pela irmã, mas tem um bom relacionamento com Jaime. Também é conhecido pelos apelidos Duende e meio-homem (além de vários outros).

Daenerys e Viserys Targaryen

Os irmãos Targaryen tornam-se exilados após a rebelião de Robert Baratheon e passam a viver escondidos e na miséria. Viserys é obcecado em assumir o Trono de Ferro como soberano de Westeros, como verdadeiro herdeiro da coroa. Para isso arranja um casamento para a irmã (contra a vontade dela), Daenerys, com Khal Drogo, um poderoso dothraki que prometeu um exército para conquistar os Sete Reinos. Impaciente, maltrata sua irmã mais nova constantemente e a culpa pela morte da mãe, que morreu ao dar a luz Daenerys.

Abertura da Série

Trailer

Abertura com piano e violino

The Winter is Coming

Gostou do artigo? Não esqueça de clicar no botão “Like” abaixo 🙂

comentários
  1. […] ‘As Crônicas de Gelo e Fogo’ – Uma saga épica que mistura fantasia, intrigas, es… […]

  2. carlosx disse:

    Atualmente comecei a curtir essa série…interessante!

  3. […] você não leu os livros ou ainda não assistiu a série, leia aqui nossa matéria especial para ficar por dentro do assunto. E você que já vem acompanhando, confira abaixo alguns dos novos […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s