El Viento

Publicado: 25/11/2011 por Márcio Alexsandro Pacheco em Análises, Mega Drive
Tags:, , , , , ,

– jogue com a heroína de cabelos esmeralda e seus bumerangues –

A História

Grande sucesso da Wolf Team para o Mega Drive, El Viento é o primeiro jogo de uma das melhores trilogias dessa empresa. Com uma história bastante criativa e original, com bons gráficos e música, não demorou muito para esse jogo chamar a atenção das pessoas. Um jogo no estilo Valis, onde você controla uma bela garota contra as forças do mal (pra variar), só que essa não usa roupa de colegial.

Mesmo assim a protagonista não deixa de ser uma gatinha, Annet conquistou muitos corações na época e até hoje ainda existem fãs que lembram dela. É nesse jogo que serão apresentados os personagens Earnest Evans, Zigfried e alguns outros que voltariam no segundo jogo da série, agora estrelado por Earnest Evans. A trilogia fecha com o retorno de Annet no terceiro jogo, chamado de Annet Futatabi (Annet Again), mas infelizmente esse jogo saiu apenas para o Mega-CD no Japão, e os ocidentais não tiveram chance de conhecer mais esse belo jogo.

No ano de 1928, ano esse onde os gângsteres e mafiosos dominavam o território americano, os céus da cidade de Nova York estão escuros e assustadores, anunciando a chegada de uma tempestade (por isso El Viento) avassaladora. Porém essa tempestade não é um efeito natural, é apenas um reflexo das forças malignas que se manifestam em outra dimensão, dimensão essa onde está aprisionado um ser maléfico, conhecido como Hastur.

Uma seita fiel a Hastur, sendo lideradas por Henry, planejam sacrificar uma garota para que possam ressuscitar seu terrível soberano em nosso mundo. A tempestade que se aproxima servirá para varrer a humanidade da face da Terra para que Hastur possa iniciar um novo mundo sob seu comando.

Henry conta com uma poderosa aliada para ajudá-lo a trazer de volta Hastur. Seu nome é Restiana, uma bela e poderosa feiticeira onde em suas veias correm o sangue e os poderes de Hastur. Contam também com a ajuda de um poderoso mafioso, Vicente DeMarco (na versão japonesa o famoso El Capone), que está ganhando uma boa grana para ajudá-los. Eles planejam invocar a entidade maligna conhecida como Hastur no topo do prédio Empire State, símbolo da cidade de Nova York.

É quando aparece Annet, uma jovem com poderes parecidos com os de Restiana, afinal, ela também tem em seu sangue os poderes de Hastur. Mas ao contrário de Restiana, Annet luta para salvar a humanidade e deter as ambições de Hastur.

Essa será a história que será contada na abertura do jogo, aliás, uma bela abertura com algumas cenas de anime.

 

Restiana fará de tudo para impedir Annet, que recebe ajuda de Zigfried

Os personagens

 Annet

A bela protagonista desse jogo, ela tem 21 anos de idade, e é uma garota de origem peruana com grande fé e esperança na humanidade. Apesar de em seu sangue amaldiçoado correr os poderes do terrível Hastur, ela fará qualquer coisa para defender a humanidade com seus poderes mágicos. Possui uma relação (indefinida) muito forte com Earnest Evans.
Restiana
Essa bela loira segue as ordens de Henri, e será o desafio principal para Annet poder continuar sua jornada. Também é descendente de Hastur, e assim como Annet,  conta com poderes mágicos poderosos. Apesar de seguir cegamente as ordens de Henry, em alguns momentos ela suspeita de quais seriam seus verdadeiros objetivos para com ela.
Henry
Ele é o líder da seita de adoradores de Hastur e o principal responsável pelas ações em tentar traze-lo a nosso mundo. Um homem que controla muitos, possui segredos até mesmo de Restiana, e que serão revelados mais tarde.
Vicente DeMarco
Ou originalmente mais conhecido com “El Capone”, um gângster que realmente existiu nos anos 30 causando dor de cabeça para muita gente nos EUA, faz uma participação especial nesse jogo como uma espécie de “guarda-costas” para a seita de Henry. Seu interesse nessa história toda se resume ao dinheiro que vai  ganhar pela sua ajuda. Annet tenta dissuadi-lo de ajudar Henry. Sua cara não parece no jogo.
Earnest Evans
Uma espécie de irmão mais velho de Annet, ele vai aparecer para ajudá-la em sua luta contra Hastur, indicando uma pessoa que pode lhe dar informações úteis, o Zigfried. Earnest é um arqueólogo que já enfrentou a ameaça de Hastur no passado.
Zigfried
Um personagem misterioso, não há muito o que se falar dele. Aparentemente parece estar bem informado sobre o que acontece com Hastur e seus seguidores, possui um passado misterioso com Earnest Evans.
Os Gráficos

Bom, o jogo possui gráficos e cenários bem simples, mas eficazes. Faltou um pouco de preocupação da Wolf Team nos detalhes e acabamentos, podendo ter utilizado melhor os recursos gráficos do Mega Drive. A personagem principal ficou bem desenhada, seus movimentos e articulações ficaram bem feitas e realistas, assim como os inimigos.

 

a ação do jogo é rápida assim como Annet

Ainda podemos contar com cenas de anime na abertura do jogo e entre as fases, que ajudam a contar a história de Annet contra as forças de Hastur. Algumas fases são extensas e pode levar algum tempo até você explorar por completo, o que as vezes é necessário, para poder encontrar frascos de vida para recuperar a energia.

Annet encontrará Restiana e Henri pelo caminho

Esse jogo conta com uma novidade até então inexistente no Mega Drive, e apenas usada pela Wolf Team, que é o zoom quadratizado, que é aquele efeito genial de explosão ou água jorrando na tela. Alguns elementos no jogo também utilizam a rotação de sprites, outro efeito que o Mega Drive não podia fazer mas a Wolf Team deu um jeitinho.

 

as explosões ficaram bem feitas com oe feito zoom

As fases são bem variadas e no mínimo, criativas (pra não dizer estranhas). Você irá fazer um tour pelos EUA, passando por Nova York e enfrentados os gângsteres que estão ajudando os seguidores de Hastur. Vai passar ainda pelo Grand Canyon, o Monte Rushmore (aquela montanha com a face dos presidentes americanos), Annet ainda vai andar num navio, cavernas, num Zepelim e até mesmo nas costas de um golfinho (que não é o Ecco) terminando no topo do Empire State (se você não conhece esse, se mate!).

 

piranhas e tanques estarão em seu caminho

Músicas e Sons

Mais uma vez, outro excelente trabalho de Motoi Sakuraba. As músicas do jogo são muito boas, principalmente as músicas das fases de ação rápida, a música é empolgante e vai te acompanhar até você passar de fase. A maioria das músicas são boas (nem todas), com certeza vale uma escutada no music test. Os efeitos sonoros são normais, não contam com nenhuma novidade, apenas os efeitos básicos de explosões, tiros e afins, fazendo bem seu papel. Mais um prato cheio para os fãs de Sakuraba.

Escute aqui as músicas do game:

01 – elviento_01 12 – elviento_12
02 – elviento_02 13 – elviento_13
03 – elviento_03 14 – elviento_14
04 – elviento_04 15 – elviento_15
05 – elviento_05 16 – elviento_16
06 – elviento_06 17 – elviento_17
07 – elviento_07 18 – elviento_18
08 – elviento_08 19 – elviento_19
09 – elviento_09 20 – elviento_20
10 – elviento_10 21 – elviento_21
11 – elviento_11 22 – elviento_22

passeie nas costas do golfinho pelas águas poluídas dos EUA

Jogabilidade

A jogabilidade da Annet é excelente, não irá te dar dores de cabeça, ela responde os comandos na hora certa. Você pode atirar seu bumerangue enquanto corre, assim como lançar as suas magias (que no total são 5), além de dar grandes pulos. Você ainda pode correr com ela, o que será imprescindível em alguns pontos nas fases, se você quiser continuar em frente. Em alguns momentos do jogo, você terá que usar a habilidade dela de correr assim como algumas magias para poder passar por obstáculos. Aliás, obstáculos é o que mais tem nesse jogo, como pontes que caem, plataformas móveis, pulos de grandes distâncias e por aí vai, algumas fases tem muitas armadilhas onde você pode morrer facilmente, como becos sem saídas com espinhos no chão.

Dificuldade

O jogo é relativamente fácil, mas pode dar um pouco de trabalho para aqueles que não estão acostumados com jogos de ação. Não há um minuto de folga, o tempo todo tem um inimigo atirando ou indo em sua direção, as vezes apenas o uso do bumerangue (aliás, uma arma muito criativa para uma heroína) não será suficiente e você terá que apelar para as magias (de preferência o tiro teleguiado, que é a melhor magia de Annet).

Os inimigos são bem variados, de motoqueiros a monstros, tem para todos os gostos. Alguns são bem chatos de se matar, como os ratos no esgotos ou ainda os morcegos super pentelhos das últimas fases. Aqueles bichos irritam qualquer um, cuidado para não quebrar seu monitor/tv!

Os chefes de fase também são diversos, são grandes e criativos (pra não dizer esquisitos). Você irá enfrentar monstros, máquinas, um tanque e claro, a bela Restiana. Alguns chefes podem dar um pouco de trabalho, pois necessitam um pouco de paciência, mas depois que você manjar seu ponto fraco, fica fácil.

Conclusão: Outro excelente jogo da Wolf Team, onde seu ponto alto é a história e as músicas. Jogo obrigatório para os fãs da Wolf Team / Renovation e para quem gosta de jogos de ação de plataforma. Uma grande personagem que deixou saudades, esperemos que algum dia ela retorne em um grande jogo, afinal a heroína de cabelos esmeralda merece!

Nome: El Viento

Sistema: Mega Drive

Desenvolvedora: Wolf Team

Ano de Lançamento: 1991

Nota da análise: 7/10

+ Divertido com uma excelente história e músicas.

Poderia ter gráficos mais detalhados.

a young girl comes to smash the evil powers

comentários
  1. Helinux disse:

    Bons tempos! Boa jogabilidade, bons gráficos e músicas aceitáveis!!!! É um jogo difícil…mas não impossível de zerar, recomendo! bons tempos mesmo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s