Empresas que caçoam da Nintendo

Publicado: 28/11/2011 por Márcio Alexsandro Pacheco em Artigos, Humor, Vídeos
Tags:, , , ,

o famoso jogador de futebol americano Joe Montana trabalhando para a Sega e zuando a Nintendo

A Nintendo é uma empresa de sucesso incontestável que pode gerar um sentimento de raiva e rancor nas concorrentes. A primeira grande “rixa” da empresa foi com a Sega, lá nos anos 80 e 90. Hoje em dia as duas são parceiras e suas mascotes dividem espaço num mesmo título. Atualmente é com a Sony as trocas de farpas.

E nesses anos todos de estrada podemos presenciar várias empresas “alfinetando” e caçoando da Big N em comerciais e propagandas (alguns até bem engraçados e criativos). Vamos ver alguns exemplos abaixo.

Vamos começar com um exemplo mais atual, para deixar num contexto moderno. Vejam abaixo o comercial da Activision, uma empresa que dá suporte à todos os consoles da Nintendo, mas que não perdem a piada, comparando o recente game de corrida Blur para PC, Xbox360 e PS3, com Mario Kart (com direito a soco nas bolas):

 

Mas em se tratando de “zoar” com a Nintendo, a Activision é ainda uma amadora. Vamos pegar a pioneira Sega, que nos anos 90 investiu pesado em propagandas anti-Nintendo.

Assista abaixo, um dos mais clássicos comerciais do gênero de 1990 “Genesis Does What Nintendon’t” (havia outros, com o mesmo tema, mas com jogos diferentes – além das propagandas impressas em revistas, com o famoso slogan):

 

Uma coisa eu digo, o cara que compôs esse jingle fez um ótimo trabalho, a música gruda igual chicletes! Além do mais o video conta com nomes de peso americanos da época, como o campeão de boxe James Buster Douglas  (na época um jogo em resposta do Mike Tyson’s Punch-Out da Nintendo – detalhe que Douglas havia recentemente derrotado o ‘imbatível’ Mike Tyson e a Sega aproveitou para usar isso em suas propagandas), o jogador de futebol americano Joe Montana e o cantor Michael Jackson.

Quer mais um? Que tal um comercial comparando a velocidade de processamento do Mega Drive (que realmente era muito rápido e dava um banho no concorrente) com o do Super Nintendo? A vítima novamente é Mario Kart:

 

Mas é claro que o símbolo da Sega não poderia ficar de fora e também tirou uma casquinha da Big N. O jogo Sonic sendo comparado com o Super Mario World (e reparem na diferença de valores dos dois consoles em destaque):

 

Fala sério, esses comerciais antigos eram sensacionais não? Mas os comerciais não se restringiam ao Mega Drive, os outros consoles da empresa também entravam na dança, como o portátil Game Gear (esse comercial é muito hilário).

 

E o Sega CD, com um cara negro nervoso perguntando “Você ainda não tem um Sega CD? O que está esperando? A Nintendo fabricar um?”.

 

Mas não era só a Sega não (há ainda outros comerciais da Sega zuando a Nintendo, esses foram só alguns exemplos). A Atari também quis tirar uma da cara da Nintendo quando lançou o seu portátil, o Lynx, que era bem poderoso mesmo. Aqui podemos ver o cara perguntando “Você vai sempre comprar o mesmo Game, Garoto (Boy)?”. Também tinha propagandas impressas em revistas, comparando os dois.

Até a Square Enix, quando “brigou” com a Nintendo, fez sua provocação com o lançamento de Final Fantasy VII, para o PlayStation, sugerindo que a empresa deveria ser executada. Confira na propaganda abaixo, com o canhão apontado (certamente para a sede da Nintendo) e com a frase: “Alguém por favor dê aos caras que fazem games em cartucho um cigarro e uma venda”.

Caso você não saiba, a Square na época tinha planos de lançar um Final Fantasy VII para o N64, mas como o projeto era muito ambicioso e o console ainda usava os ultrapassados cartuchos, a empresa mudou o projeto para o PlayStation, deixando milhões de nintendistas furiosos e gerando essa obra-prima das propagandas acima. Mas atualmente a Square Enix voltou a produzir games para a Nintendo. Sem rancores.

Crash Bandicoot, antigo mascote da Sony, também se divertiu às custas da Big N. Crash chega à casa de Mario falando “Hey encanador, bigodudo, o seu pior pesadelo chegou. Saca só isso aqui, o que você acha disso?”, e então começa a falar do seu jogo.

 

Mas isso foi tempos atrás. Os jogos do Crash agora também estão nas plataformas Nintendo. Mas a Sony arranjou recentemente uma nova mascote, o personagem fictício Kevin Butler para propagandas do PlayStation 3. No comercial abaixo podemos ver ele falando que está no futuro e que o PlayStation Move é um grande sucesso comercial, que jogos de boxe o jogador pode fazer movimentos reais e não apenas mexer para os lados (cutucada no Nintendo Wii e seu jogo de boxe) e ainda que possui botões e pode-se segurar como uma arma, e não fazer de conta com a mão (cutucada na Microsoft e o seu Kinect – pew pew pew):

E então, em quanto tempo Kevin Butler estará aparecendo/trabalhando nos consoles Nintendo? 2016 talvez?

Claro que tirar sarro da Nintendo é engraçado, mesmo que ela tenha esmagado a maioria de seus rivais e esteja hoje na liderança do mercado de videogames. com mais de 70 milhões de unidades de Wii vendidos no mundo (enquanto a concorrência está nos 40 milhões). E de vez em quando a Nintendo dá o troco nos comerciais, apesar deles serem meio sem graça e não tão provocativos como os dos rivais. Mas ela se superou com esse aqui embaixo (se for realmente dela), quando do lançamento do Wii (na verdade uma paródia dos comercias do Get a Mac da Apple), e um ótimo vídeo para finalizar esse post (infelizmente não achei legendado, se alguém souber posta aí nos comentários).

 

comentários
  1. […] Bom, antes de começar a falar sobre o game, uma rápida contextualização da época. O Mega Drive (ou Genesis, como preferirem) chegou aos EUA no final de 1989 e foi um grande sucesso no país, em parte pela campanha de marketing bastante agressiva da Sega, para promover o console em território norte-americano.  E Moonwalker/Michael Jackson fazia parte dessas campanhas (além de outras celebridades da época), com vários comerciais na televisão e em revistas. Confiram abaixo um dos comerciais de Moonwalker para Mega Drive, que fazia parte da série “Genesis Does What Nintendon’t”. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s