Final Fantasy VII: Last Order

Publicado: 28/11/2011 por Márcio Alexsandro Pacheco em Anime/Mangá, Artigos
Tags:, , , ,

– Confira o anime feito especialmente para Final Fantasy VII –

 

Seção nostalgia agora, matéria e anime feito especialmente para os fãs de Final Fantasy VII (não conhece o game? que vergonha). Final Fantasy VII Last Order foi um OVA de aproximadamente 25 minutos lançado juntamente como um bônus do box set de Final Fantasy VII Advent Children, e que ainda serve de uma boa introdução antes de assistir AC, para relembrar alguns fatos que aconteceram durante o game e que podem ajudar a entender melhor AC. Last Order irá mostrar o momento mais importante do game, o clímax da história, quando Cloud recupera a sua memória e lembra de tudo o que aconteceu no fatídico dia em sua cidade, em que Sephiroth enlouqueceu e começou a destruir a tudo e todos.

Várias cenas foram retiradas do próprio game, quem jogou irá relembrar de imediato ao assistir, uma bela descrição dos fatos ocorridos em Nibelheim de perspectivas e ângulos diferentes, o qual era a intenção da Square-Enix o tempo todo.

Final Fantasy VII: Last Order tem a ação ocorrendo em dois períodos de tempo diferentes: um há cinco anos atrás antes dos eventos de Final Fantasy VII, através de flashbacks de Tseng relembrando as atrocidades de Sephiroth. O outro momento é quando Zack e Cloud estão fugindo das tropas da Shinra, em direção à Midgar, que é um pouco antes da história do jogo começar. Zack é o personagem principal, vamos ver a história sob a sua perspectiva, o que é bem legal e nos dá mais informações complementares sobre o que aconteceu há cinco anos atrás. Iremos inclusive vê-lo em ação com a sua Bastard Sword, que seria depois herdada por Cloud e usada no game.

As cenas de batalha, poucas é verdade, são espetaculares, a qualidade da animação é excelente, bonita e detalhada, tanto dos personagens como dos cenários, perfeitamente retratados do game. Contam com bem poucos efeitos digitais, a maioria da animação é feito a moda antiga: no braço mesmo. Os traços são suaves e combinam com o clima do anime, apesar de algumas partes estarem bem escuras e fica meio difícil enxergar alguma coisa. Todos os personagens estão bem representados, especialmente Tifa, como sempre muito gata. As cenas de luta de Zack e Sephiroth são bem parecidas com a de Cloud e Sephiroth no Advent Children, o que é excelente.

Além de Cloud (que não faz quase nada o anime inteiro), Zack, Tifa e Sephiroth (como sempre muito imponente e foda), vamos ver Tseng, líder dos Turks (divisão da Shinra que realiza os trabalhos sujos), Elena, Reno, Rude  e outros membros Turks que não aparecem no jogo (marketing para o game Before Crisis  em que se joga com os Turks), Zangan, o mestre de artes marciais da Tifa e o cientista Hojo fazendo uma ponta. Sendo apenas um OVA de 25 minutos, não há desenvolvimento dos personagens, se você nunca jogou ou não conhece a história de Final Fantasy VII, vai ficar boiando.

As músicas também merecem destaque, agradando e desempenhando muito bem seu papel combinando com as cenas e dando o clima certo, sendo em sua maioria um rockzinho instrumental. A atuação dos dubladores, os mesmos de Advent Children, está ótima e dificilmente irá desapontar alguém. Podemos inclusive perceber uma entonação diferente nas vozes de Tifa e Cloud, que são 7 anos mais jovens do que os acontecimentos de Advent Children.

O ritmo do anime é nervoso, com ação e agitação a todo momento e sem perder tempo com enrolações, intercalando-se com as cenas de flashback, que não atrapalham em nada o ritmo das outras cenas.

Um trabalho primoroso que irá agradar aos fãs devotados de Final Fantasy VII (e apenas eles). Final Fantasy Last Order nos mostra um dos momentos mais memoráveis do game. A equipe que criou Final Fantasy VII não foi responsável por este OVA (estavam ocupados com o Advent Children), com exceção de Tetsuya Nomura, que supervisionou o trabalho realizado pela Mad House. Altamente recomendado, mesmo tendo um final repentino e em aberto, vale a pena assistir. Seu maior defeito é ser muito curto e deixar um gostinho de “quero mais” nos fãs.


olha a turkada ae gente

A História

*contém spoilers

Shinra foi alertada para uma investigação no Reator de Mako em Nibelheim, dizendo que estranhos monstros estavam vindo do Reator e indo para a pequena cidade assustando as pessoas. Shinra convoca dois Soldiers First Class, sua tropa de elite, para investigar: Sephiroth, o mais forte dos Soldiers e um grande herói e Zack, um jovem que foi forte o bastante para se tornar um Soldier First Class. Juntamente com os dois Soldiers, havia um soldadinho mequetrefe chamado Cloud Strife (no game senão me engano são 3 soldados que os acompanham), que estava voltando à sua cidade natal Nibelheim. Quando eles chegam na cidade, uma jovem chamada Tifa irá guiá-los através das montanhas até o Reator Mako.

Cloud já conhecia Tifa da sua infância, quando ele ainda morava na cidade. Um dia ele prometeu a ela que viria salvá-la a qualquer custo se ela estivesse em apuros. Ele disse a ela que estava indo embora para se tornar um Soldier First Class, igual ao seu herói Sephiroth, a quem admirava. Porém Cloud jamais se tornou um First Class, tornando-se apenas um simples soldado da Shinra. Com vergonha de revelar a Tifa que não conseguiu, ele esconde seu rosto atrás de um capacete quando volta à cidade junto com Zack e Sephiroth.

Quando Zack e Sephiroth entram no Reator Mako, os monstros misteriosos revelam ser humanos, que eram usados em experimentos, mergulhados e expostos a altas doses de energia Mako. Professor Hojo da Shinra era o cientista por trás dessas experiências. Sephiroth então repara numa inscrição, “Jenova” em uma porta dentro do reator. Ele começa a se lembrar que Jenova era o nome da sua mãe e então começa a suspeitar que ele foi criado através de energia Mako, como os humanos que estavam ali expostos.

Perturbado, Sephiroth passou dias trancado na Mansão da Shinra em Nibelheim, lendo todos os documentos e arquivos sobre os experimentos de Hojo e seu assistente Gast sobre a energia Mako e Jenova. Sephiroth acaba descobrindo que ele não foi apenas criado, mas que ele havia sido injetado por células de um ser encontrado há 2000 mil anos atrás, que se chamava Jenova. Os arquivos diziam que Jenova era uma dos Cetras, os antepassados dos humanos que controlavam o Planeta. Apesar dessas informações não estarem corretas, Sephiroth acreditava que era um descendente dos Cetras, que havia nascido para tomar o planeta da humanidade. Com essa descoberta, Sephiroth enlouqueceu e começou a destruir a cidade de Nibelheim. Tifa corria pela cidade procurando pelo seu pai, mas acabou encontrando seu mestre de artes marciais, Zangan, que disse que seu pai estava no Reator nas montanhas. Tifa imediatamente correu até lá antes que Sephiroth pudesse pegá-lo.

Chegando lá, ela encontra seu pai em seus últimos momentos de vida, cortado por um golpe fatal da Masamune de Sephiroth, que estava largada ali do lado. Com seu pai morto, Tifa jura vingar-se de Sephiroth e da Shinra, pega a sua Masamune e vai ao Reator atrás de Sephiroth. Ao encontrá-lo, ela é facilmente repelida por ele, desmaiando no chão. Sephiroth então entra na câmara de Jenova dentro do Reator. Zack encontra Zangan que diz para ele ajudar Tifa no Reator. Ele encontra Tifa ferida e decide acabar com aquele caos e vai até a câmara. Sephiroth está falando com Jenova, dizendo sobre tomar o Planeta de volta. Zack aparece querendo respostas de porque dele destruir a cidade. Os dois entram em combate mortal e Zack é derrotado por Sephirot, caindo em um canto dentro do reator.

Sephiroth voltá-se para continuar falando com Jenova, quando de repente a bastarda de Zack atravessa seu estômago. Era Cloud que havia pego a espada de Zack e que agora atravessava Sephiroth, com ódio pela destruição de sua cidade natal. Cloud tira a espada do corpo de Sephiroth, que caí no chão aparentemente morto. Cloud corre até Tifa revelando seu rosto e dizendo que não havia quebrado sua promessa. A conversa dos dois é interrompida pelo barulho da câmara de Jenova. Sephiroth havia sobrevivido ao ataque de Cloud e agora havia arrancado a cabeça de Jenova de seu corpo.

Quando Sephiroth saí da câmara, Zack malmente vivo, diz a Cloud para eliminá-lo de uma vez por todas. Cloud pega a bastarda de Zack uma vez mais e ataca Sephiroth. Infelizmente para Cloud ele corre diretamente para a Masamune de Sephiroth, que atravessa seu corpo. Sephiroth segura Cloud pela espada em cima do Lifestream do reator Mako. Cloud decidido a não ser derrotado e a vingar a destruição da sua cidade, enfia a espada em seu próprio corpo até alcançar a beirada e acertar Sephiroth, que pega a cabeça de Jenova e pula para dentro do Lifestream. Cloud desmaia com a Masamune ainda em seu corpo depois de ver Sephiroth morrer. Zangan vai até o Reator e salva Tifa, levando-a para Midgar para cuidar de seus ferimentos.

Quando o caos finalmente termina, Shinra manda os Turks e alguns cientistas, incluindo Hojo, para o Reator de Nibelheim. Quando Hojo descobre Zack e Cloud, ele planeja usá-los como os seus novos espécimes para pesquisas, e ordena que os levem para o porão da mansão da Shinra.

Então, pelos próximos 5 anos, Zack e Cloud foram usados como cobaias para os experimentos da Shinra. Ambos foram injetados com quantidades de células de Jenova e energia Mako. Os experimentos não tiveram efeito em Zack, mas em Cloud causaram sua perda de memória e seu corpo ficou em um estado catatônico, levando Hojo a acreditar que sua experiência havia fracassado. Um dia, Zack consegue se libertar do centro de pesquisas onde estava preso, salva Cloud e escapa de Nibelheim. Shinra manda os Turks com alguns soldados para encontrar e eliminar os dois fugitivos. Zack carrega o catatônico Cloud o caminho todo, derrotando vários soldados pelo trajeto. Os Turks ordenaram que os soldados esperassem sua chegada até a localização de Cloud e Zack, que tinham planos de poupar suas vidas. Os soldados não dão ouvidos e eliminam Zack antes deles alcançarem a cidade de Midgar. Eles pouparam a vida de Cloud, vendo que ele estava em um estado catatônico mais morto do que vivo. Mas Cloud acaba recobrando a consciência e foge para Midgar. Lá, ele se encontra com Tifa, e de alguma maneira as células de Jenova dentro dele criam novas memórias para ele, fazendo ele acreditar que ele era Zack. E deste ponto em diante começa o game Final Fantasy VII…
Como somos muito camaradas, colocamos abaixo o anime para quem quiser assistir, dividido em três partes e legendado.

I don´t know nothing…

comentários
  1. Miyaneo disse:

    Adorei a matéria, eu só gosto de ver mesmo porque eu nunca joguei (gosto de ler as histórias dos jogos, faz sentido isso para vocês? XD) e a materia ficou ótima, muito boa mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s