Karekano – as razões dele, os motivos dela

Publicado: 02/12/2011 por Márcio Alexsandro Pacheco em Anime/Mangá, Artigos
Tags:, , , ,
*matéria publicada em 2006 no lançamento do mangá no Brasil

 

Uma grande série de mangá finalmente está sendo lançada no Brasil e que merece destaque: “Karekano – as razões dele, os motivos dela”. Lançado pela Panini Comics, trata-se de um shojo-mangá (para meninas) da até então desconhecida Masami Tsuda. Eu já li o mangá em inglês e assisti ao anime, e os dois são bem parecidos.

O nome original, Kareshi Kanojo no Jijou (Karekano é apelido) que numa tradução literal significa “coisas de garotos e garotas” (esse título em português ficaria melhor que o escolhido) já dá uma dica do que podemos esperar pela frente.

O mangá de Karekano começou a ser publicado em 1996 e o último capítulo saiu em 2005. A série teve ao todo, 21 volumes encadernados, que a Panini pretende lançar aqui em seu formato original. Apesar de ser um shojo (nossa, que preconceito) ele vai agradar a qualquer leitor de qualquer idade, então se você for um marmanjo barbado e te pegarem lendo um mangá “para meninas”, não liga não. Com certeza tem vários outros “barbados” por aí fazendo a mesma coisa.

Ganhou uma versão em anime também de 1996, feito pelo conceituado estúdio Gainax, e teve direção de Hideaki Anno, o criador do lendário Evangelion (inclusive há algumas homenagens ao Eva). A versão anime ganhou 26 episódios e mostra de forma bastante fiel ao mangá o que acontece na história, mas apenas até o volume 7 (da metade em diante fica meio chatinho). O mangá vai bem além.


 capas dos volumes da Panini

abertura do anime

A História

A história principal de Karekano gira em volta de dois personagens principais, Miyazawa Yukino e Arima Soijiro. Ambos têm quinze anos, são bonitos, excelentes alunos, esportistas. Modelos perfeitos para todos os outros alunos. Miyzawa porém é obcecada em perfeição. Seu objetivo é sempre tirar as maiores notas e ser a melhor em tudo, seja nos estudos, nos esportes, prestação de serviços. Adora ser bajulada pelos outros alunos e para ela ser popular e admirada é a razão da sua vida. Para isso vale qualquer coisa, sendo a falsidade sua maior arma, já que quando está em casa ela é relaxada, preguiçosa e desorganizada.

 

 Yukino é toda boazinha com Arima, mas pelas costas ela é maquiavélica

Tudo muda quando Arima chega transferido para escola de Miyazawa. Garoto rico, começa a tirar as maiores notas, o que chama a atenção de todos. Sempre gentil e atencioso, parece ser o oposto da dissimulada Miyazawa, que se sente ameaçada e não mede esforços para “ganhar” de Arima, em qualquer coisa que fosse. Porém, certo dia Arima descobre a verdadeira face da garota e começa a chantagea-la para fazer seus trabalhos escolares, mostrando que ele também não era nenhum anjinho. Com o passar do tempo os dois se apaixonam, novos problemas surgem assim como novos personagens.


O Sucesso

A genialidade e a razão do sucesso do mangá é o uso da simplicidade e complexidade ao mesmo tempo em suas histórias. Simplicidade pois conta de forma divertida relacionamentos adolescentes, e por outro lado complexo por trabalhar diferentes personagens de forma profunda e psicologicamente complexos.

Além de mostrar um lado da cultura oriental, de que os jovens japoneses são obcecados pelos estudos e o desejo de serem os melhores, a ideia principal é mostrar que todas as pessoas possuem uma imagem que revelam ao mundo e uma outra, essa sim a verdadeira e mais complexa, que fica escondida (diz aí, quem não tem aquele segredinho guardado à sete chaves?).

A autora trabalha justamente isso, que as pessoas vivem a cada dia, tentando provar para os outros e a si mesmos que são os melhores e que estão imunes a julgamentos de terceiros, mas que na verdade fazem isso para se proteger, afinal somos todos humanos e passíveis de errar. Usamos “máscaras” pois temos medo de nos machucarmos em relacionamentos.

A desenhista usa muito o estilo SD (Super Deformed – um estilo de desenho de mangá onde as proporções do personagem são alteradas para enfatizar as emoções do mesmo), assim como em alguns mangás da Clamp (Guerreiras Mágicas, Sakura Card Captor) para ajudar nos momentos hilários. Apesar de ser centrado nas escolas e alunos japoneses, muitos personagens poderão ser identificados pelos leitores brasileiros (eu mesmo me identifico com a Miyazawa, pelo seu jeito perfeccionista ^^). Vários personagens irão desfilar pelos 21 volumes do mangá, alguns demonstrando personalidades bem carismáticas, outros nem tanto, mas o principal, personalidades que podemos encontrar em qualquer sala de aula (ou em outro lugar), sejam jovens, adultos, homens ou mulheres.


Alguns Personagens

Miyazawa Yukino

 

Imaginem aquela garota perfeita: linda, inteligente, responsável, muito prestativa, tudo que faz é perfeito… mas isso só para quem não a conhece direito! Na verdade ela é egocêntrica, arrogante, mesquinha, invejosa, vaidosa e possui uma imensa necessidade de ser o centro das atenções, mesmo que lá no fundo seja muito solitária e tímida.


Arima Soijiro

 

Garotão rico, mas de personalidade simples, bastante carismático, faz amizades fácil (principalmente com a mulherada). Boa aparência, bom atleta, bom aluno. Logo que chega, Miyazawa o vê como um forte adversário a ser esmagado e humilhado. Mas ele também tem um lado oculto, que nem mesmo ele sabia ter.


Kano e Tsukino

 

Irmãs mais novas de Yukino. Adoram o jeito de ser da irmã e uma das suas diversões é analisar sua complexa vida (inclusive fazendo mangás sobre ela). As vezes são elas que aconselham Yukino ou fazem críticas, e a ajudam a entender melhor do que ela mesmo, o que está acontecendo com as mudanças da sua complicada personalidade de adolescente.


Hiroyuki e Miyako

 

Os pais de Yukino. Casaram-se muito jovens e possuem uma relação muito próxima e afeitva com as três filhas. O pai é super ciumento e geralmente está fazendo escândalos por qualquer coisa. A mãe é mais tranquila.


Hideaki Asaba

 

Junto com Arima, é considerado um dos garotos mais bonito da escola e bastante popular. Porém é bastante relaxado nos estudos, irresponsável e até meio maluco. Seu sonho é, junto com Arima conquistar todas as garotas e ter seu harém particular. Tem uma grande rixa com Yukino, e as “batalhas” entre os dois são engraçadissímas. Um dos personagens mais hilários do mangá.


Procure nas bancas

Enfim, não deixem de conferir Karekano, um dos mangás mais engraçados e hilariantes que já surgiram no mercado. Se quiser rir até chorar e se emocionar com histórias humanas, vá correndo na banca comprar o seu exemplar!

– de Masami Tsuda
– Romance/comédia/drama
– Formato 11,4 X 17,7 cm
– cerca de 192 A 208 páginas
– 21 volumes
– R$ 9,50 – Panini Comics
– Distribuição setorizada

 

“Yume No Nake E”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s