Forza Motorsport 3 – corridas alucinantes no seu Xbox 360!

Publicado: 29/08/2012 por Márcio Alexsandro Pacheco em Análises, Xbox360
Tags:, , , , , ,

Se você for o dono de um Xbox 360 e é fã de corridas, pode realizar o sonho de dirigir umas das 400 máquinas mais famosas do mundo pelas mais de 100 pistas presentes em Forza Motorsport 3, lançamento exclusivo para o console da Microsoft.

Desde o seu lançamento em 2005, o jogo vem sendo considerado um dos melhores e mais realistas games de simulação de corrida. E o sucesso não é para menos, o terceiro game da série é uma das melhores opções de corrida já produzidos, que está aí para tirar um “racha” com Gran Turismo 5, exclusivo do PS3 e outro título de peso.

Os gráficos são sensacionais, é possível configurar seus pneus e aerodinâmica e sentir a diferença nas pistas, além disso, os acidentes estão incrivelmente reais, tudo para transformar o jogo em uma experiência o mais real possível.

Não importa se é um exótico carro esportivo como o novo Audi R8 V10, um poderoso clássico americano como o Ford GT ou um sensacional importado asiático como o Nissan 370Z, não há ninguém que não sonhe com uma dessas supermáquinas, agora ao seu alcance, ao menos virtualmente. Confira abaixo mais detalhes desse super lançamento.

A Edição Especial Limitada de Forza 3 veio em um pacote com um chaveiro, um pendrive de 2GB além de uma série de conteúdos exclusivos para os sortudos jogadores, como uma área VIP dentro do game, cinco dos carros mais velozes com pinturas e tunnings especiais.

Um show visual

Bom, de cara o que já chama a atenção quando você começa a jogar são os gráficos que estão brilhantes, dignos de serem apreciados. Os carros são recriações fiéis dos modelos originais e que podem ser vistos tanto por fora como dentro do cockpit com um realismo impressionante (apesar das mãos do piloto não se mexerem na hora de trocar a marcha – corrigido depois através de um patch). Mas não apenas os carros, mas também os cenários, pistas e o visual em geral está muito bem feito e rico em detalhes que são de se encher os olhos. Mas apesar dos gráficos bem trabalhados durante as corridas, elas não chegam a ter a qualidade dos replays, que são simplesmente lindos de se ver.

Acompanhando os gráficos temos o som, que apresenta os ruídos  dos motores originais de cada carro. É show de bola ouvir o ronco dos bichos e sentir a adrenalina crescendo numa largada. E para te embalar durante as corridas, temos uma trilha sonora bem bacana, que varia da música eletrônica ao rock, mas que para dizer a verdade, você nem irá notar quando estiver correndo.

Passando por esse contato inicial, vamos ao segundo fator importante, as modalidades e a mecânica do jogo. Antes de mais nada, FM3 é um jogo acessível para TODOS os jogadores, e não apenas para os aficionado em corridas. Isso mesmo, até aquele seu amigo mala que não é chegado em jogos de corrida vai conseguir jogá-lo, pois o game te dá a opção de ter uma ajuda, mostrando no chão o melhor trajeto a ser feito na pista, a hora de frear, fazer curva e tal, além de um sistema Rewind (que pegaram “emprestado” de GRID), que permite você voltar atrás no tempo e corrigir os erros feitos. Ele oscila entre o estilo arcade e o de simulação, assim como o ótimo GRID.

Mas se você gosta de desafios, não se preocupe, você pode configurar o jogo para uma experiência mais séria e intensa. A dificuldade está boa, com uma inteligência artificial dos outros pilotos bem agressiva e competente, eles vão te fechar, entrar na sua frente, colidir, etc. Não é difícil ver batidas de outros carros e até capotagens nas pistas, então não espere adversários totalmente previsíveis andando em linha reta. São mais de  inacreditáveis 400 tipos de carro para a sua escolha.

Na modalidades temos o já tradicional modo Carreira, onde você irá correr gradualmente numa série de corridas e eventos. Aqui você irá gastar muitas horas no volante para desbloquear carros e novas competições. Também vai poder brincar em sua garagem, fazendo modificações em seu “tunado”, deixando-o personalizado, mais bonito, estiloso e com um certo charme, no melhor estilo “Velozes e Furiosos” (só faltou a mulherada boazuda), organizar o seu perfil e fazer modificações nas preferências do jogo. São tantas opções que “correr” é apenas mais uma entre elas. Há um editor em que você pode criar logotipos e designs para os seus carros, que já havia no anterior mas agora está mais completo. O editor é bem limitado ainda e vai exigir paciência e dedicação até se obter uma obra de arte satisfatória, mas dá pra perder umas horinhas brincando.

Há também a modalidade Free Play, em que você corre livremente e sem preocupações, com todos os carros e pistas liberados. Escolha um carro, uma pista e pise fundo. Por fim temos o modo online, que é praticamente um jogo a parte. Há uma grande interação com outros jogadores online, podendo formar equipes, correr em torneios e competir nos rankings, além de você também poder participar de arrancadões e drifting (já aviso que a competitividade é bastante alta e empolgante). Aqui também há uma garagem para você tunar (eu gosto dessa palavra) o seu carro, que você pode usar para correr ou vender na loja virtual online de FM3.

Quanto à precisão dos controles e comandos não poderiam estar melhores. O game apresenta uma jogabilidade refinada e precisa, capaz de transmitir bem a sensação de se conduzir os carros. Cada máquina responde e reage de maneira diferente às pistas, curvas, freadas, choques e batidas com outros veículos. No modo carreira seu carro pode sofrer danos, como vidros quebrados, lataria amassada, pintura arranhada, lanterna quebrada e por aí vai.

E quanto à longevidade não precisa se preocupar, FM3 é um jogo que oferece muitos extras para serem desbloqueados para manter o jogador colado no volante por centenas de horas no modo carreira, e no modo online o replay é praticamente infinito, você vai sempre querer desafiar outros competidores com o seu carro “bombadão”.

Mas nem tudo é mil maravilhas em FM3, temos alguns pequenos defeitos como a falta de animações em quase todas as pistas. Tirando a galera das arquibancadas, não se vê outras pessoas, passarinhos voando, avião, helicópteros, qualquer coisa que seja. Nos boxes têm alguns mecânicos, mas ainda assim deixou a desejar. Não há tomadas de tempo por volta, são mostrados apenas os melhores tempos e o geral. Para quem gosta de acompanhar o desempenho em cada volta, isso não será possível. O reflexo nos bólidos as vezes podem incomodar e a cor de algumas pinturas ficam com uma aparência estranha, como se fossem carros de brinquedo. Os loading times também podem incomodar, pois estão um pouco longos, mas vale a pena pelo visual.

Conclusão: Forza Motorsport 3 é sem dúvida um jogo de corrida sensacional. Longe de ser um simulador perfeito ou ter grandes inovações, mas que agrada no conjunto geral, com corridas intensas, muita emoção e adrenalina. Acessível para jogadores novatos e experientes, FM3 aperfeiçoa todas as qualidades dos jogos anteriores e dos games de corrida em geral, resultando em uma experiência envolvente e viciante, coisa que nem todos os jogos hoje conseguem fazer. Se você é fã de jogos de corrida, certamente vai gostar de FM3. Dê aquela tunada em seu carro, ligue o motor e pise fundo para deixar seus adversários comendo poeira.

Nome: Forza Motorsport 3

Sistema: Xbox 360

Desenvolvedora: Turn 10 Studios

Ano de Lançamento: 2009

Nota da análise: 9/10

+ Customização dos carros em níveis inimagináveis (mas tem que ser artista também)
+ Acessível para jogadores casuais à hardcores
+ Bom número de carros e montadoras
 Pistas meio mortas, sem animação
 Alguns bugs, como não passar a marcha na visão interna (isso foi corrigido depois através de um patch)

comentários
  1. Anônimo disse:

    boa tarde, eu tenho o jogo “FORZA MOTORSPORT 3” EU COMPREI ELE AGR EU NÃO SEI COMO FAÇO PARA VENDER OS MEUS CARROS QUE JÁ CONQUISTEI PORQUE O JOGO TODO É EM INGLÊS POR FAVOR ME AJUDEM
    ATENCIOSAMENTE:MATHEUS

  2. Anônimo disse:

    Eu tenho todos os carros q foi mostrado nas fotos a cima

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s