Sonic Adventure 2 HD – Chaos Control!!!

Publicado: 27/10/2012 por Eduardo Farnezi em Análises, PS3, Xbox360
Tags:, , , , , ,

Final de setembro e começo de outro foi um bom período para os fãs da Sega e seu “suspiro final” como desenvolvedora de seus próprios Hardwares, o Dreamcast. Nesse período de tempo dois grandes games lançados originalmente para o Dreamcast foram relançados em formato HD para Xbox Live e PSN.

O primeiro deles foi Jet Set Radio, clássico absoluto do console e pioneiro na utilização/popularização do Cell Shading. O segundo game a ser relançado no período citado é o game de que tratarei aqui. O considerado por muitos melhor game tridimensional do mascote da Sega, Sonic Adventure 2.

Lançado originalmente para o Dreamcast em 2001, Sonic Adventure 2 veio corrigindo uma série de problemas apontados pelos jogadores no game antecessor, bem como, para cumprir algumas promessas não cumpridas em Sonic Adventure.

Dentre as principais evoluções de um game para o outro, pode-se destacar o visual, que melhorou muito do primeiro Adventure para o segundo, o fato de a história realmente ter sido trabalhado pela equipe de desenvolvimento por mais de cinco minutos (ela é MUITO melhor do que em Sonic Adventure) e o benéfico fato de as partes de exploração terem sido removidas, fazendo com que Sonic Adventure 2 se focasse no que realmente importa, as Action Stages. Além disso, dessa vez realmente o game roda a 60 quadros de animação por segundo, praticamente sem slowdown nenhum, ao contrário do que ocorreu no primeiro game da franquia, em que houve a promessa de um game que rodasse a 60 frames por segundo, mas que no fim, rodava a somente 30 frames por segundo.

A história do game gira em torno do que é chamado de “The Ultimate Life Form” e a colônia espacial ARK. É claro que qualquer coisa que eu especifique aqui acerca do enredo será apenas pano de fundo para a desculpa eterna de enredos de games do Sonic: O doutor Robotnik tentando reunir as Esmeraldas do Chaos para dominar o mundo e Sonic tentando-o impedi-lo. No entanto esse “plot” principal aqui é melhor desenvolvido do que em games anteriores e com um desfecho bastante inusitado.

A forma de contar a historio enquanto se joga também é bem interessante. Ao iniciar o game temos duas opções a ser escolhidas. Na primeira delas, o modo “Hero”, jogamos o game sob a perspectiva dos protagonistas da série, Sonic, Tails e Knuckles. Na segunda das opções a ser inicialmente escolhidas, o modo “Dark”, jogamos o game sob a perspectiva dos supostos vilões do game, Robotnik, Rouge the Bat e Shadow the Hedgehog. Os dois últimos citados, personagens criados exclusivamente para Sonic Adventure 2.

O interessante entre jogar com os heróis e com os vilões é o fato os eventos que vivenciamos com um grupo e com o outro se completarem. Por exemplo, para entender o porquê de, já na primeira fase do game com Sonic, o mesmo estar fugindo da polícia, é necessário jogar o início do modo “Dark”, pois ali são explicados/ jogados os eventos que levaram a polícia achar que Sonic fez o que não devia e ir atrás para prendê-lo. Esse tipo de “cross event” é corriqueiro em Sonic Adventure 2 e dá um charme a mais no game por certo.

Por falar nos novos personagens, esses se encaixam como uma luva no mundo de Sonic, além de, Shadow the Hedgehog ser TÃO MAIS LEGAL do que o próprio protagonista. Uma pena mesmo a Sega ter “cagado na barranca” com o jogo solo do personagem.

O visual de Sonic Adventure 2 é afiadíssimo se consideramos que é um game de 2001. O game possui um visual rico em detalhes, com cores bem vibrantes e roda a lisos 60 frames por segundo. Aliás, roga a lenda, que Sonic Adventure 2 é um dos games do Dreamcast que não poderia ter uma versão para Playstation 2, pois dada a forma com o qual o hardware do console da Sony operava, o game não conseguiria rodar a 60 frames por segundo sem ter perdas na qualidade visual. Eu até acredito nisso, afinal, anos depois, é notório o quanto Sonic Heroes para PS3 é o pior dentre todas as versões, sendo a única versão que, além de ser a mais feia dentre as lançadas, é a única que roda a somente 30 frames por segundo…

Aliás, Playstation 2, Shenmue manda lembranças.
Fim do momento piada interna, continuando…

Outro ponto em que Sonic Adventure 2 impressiona é sua trilha sonora. Ela consegue ser melhor do que em Sonic Adventure, que já era uma trilha do caralh#. É uma trilha variada, que sempre combina com o personagem/fase a ser jogada. Ademais, a música tema do game “Live and Learn” dá o clima para a batalha final do game que não é nada a menos do que épica. Um final de game “blow your mind”!

Como nem tudo são flores em nada, Sonic Adventure 2 tinha lá seus problemas. O ponto crucial deles era sua inconstância na jogabilidade.

A Sega tentou dar variedade de gameplay em Sonic Adventure 2, assim como o fez em Sonic Adventure, mas assim como no primeiro game, no segundo game isso foi uma grande faca de dois gumes.

No game temos três tipos de fases distintas:

As fases que envolvem Sonic e Shadow são o que todos os fãs do ouriço esperam, ou seja, velocidades a toda prova, exigindo do jogador reflexos ágeis para enfrentar as situações impostas pelo game. Sem contar que os famosos “loopes” de Sonic estão mais legais do que nunca. Os melhores momentos vivenciados em Sonic Adventure 2 com certeza são proporcionados por Sonic e Shadow e isso já é deixado bem claro na primeira fase de Sonic e o “caminhão”.

As fases que envolvem Tails e Robotnik, ambos controlando robôs, são fases interessantes de tiro. Um sistema automático de mira deixa tudo muito fácil, mas ainda assim o jogador não se sentirá chateado ou entediado tais fases. São fases boas para quebrar o ritmo alucinante de Sonic e Shadow.

As fases que envolvem Rouge e Knucles são um PORRE. Elas seguem o mesmo esquema de procura de fragmentos da Esmeralda Mestre dos estágios de Knuckles em Sonic Adventure, entretanto, as áreas de procura em Sonic Adventure 2 ão maiores do que no game original, o que deixa tais fases duas vezes mais chatas que outrora. Pior ainda é uma fase de Rouge em que temos de encontrar três Esmeraldas do Chaos em cinco minutos. Na primeira vez que a pessoa for jogar essa fase a irritação será monumental.

Outros problemas que o jogador enfrentou em Sonic Adventure 2 foram a batalha contra a câmera, que se melhor do que no game original, continuava a atrapalhar em Sonic Adventure 2 e a terrível dublagem americana do game, que como no primeiro game da franquia, não se preocupa sequer com sincronia labial.

Bom, tudo o que foi dito até aqui foi considerando o game em sua versão para Dreamcast, mas quase tudo serve como uma luva para Sonic Adventure 2 HD, afinal de contas, esse não é um game refeito do zero, mas sim um relançamento em HD. Assim sendo, o “metagame” continua o mesmo. Os pontos primordiais do game não mudaram.

A trilha sonora matadora está lá. A jogabilidade que vai dos céus ao inferno, dependendo de qual “Action Stage” irá jogar, continua lá. O que mudou aqui, e em um ótimo trabalho da Sega vale dizer, é o visual do game.

Entenda, ainda é o game lançado em 2001 com relação à contagem de polígonos, ou seja, a base é ainda o game do Dreamcast, entretanto, ao contrário do que ocorreu no lançamento da versão “H” para Sonic Adventure, Sonic Adventure 2 teve verdadeiramente todo um trabalho de readaptação para o High Definition.

O visual do game está mais vívido do que nunca, com cores muito bem definidas e vivas, bem como foram eliminados os raríssimos slowdowns que o game do Dreamcast possuía. Ademais, agora o game está em widescreen, ou seja, nada de o game ocupar somente um quadrado no meio de sua TV / Monitor atuais, assim como ocorre com o relançamento do Sonic Adventure original. O trabalho realizado pela Sega na conversão para HD de Sonic Adventure 2 é tão bom quanto o realizado com Space Channel 5: Part 2 e era isso o que eu esperava, no mínimo, de uma conversão para Sonic Adventure 2. Parabéns Sega (de verdade dessa vez, sem cinismos)!

“Radical Highway”, uma das melhoras fases de todo o game!

Para esse relançamento, a Sega incluiu também os extras que o game ganhou em sua versão para Game Cube. Entretanto, esses extras são DLC pago. Extremamente barato é verdade, mas é pago e não sei se vale assim tanto a pena. Eu mesmo não coloquei a mão em nenhum conteúdo extra desde a compra de Sonic Adventure 2 HD. E considerando que realizei a compra em seu lançamento, já faz um bom tempo. Em suma, é desnecessário, mas dado o baixo valor, o pessoal acaba comprando também.

Por fim vale dizer que todos os modos originais estão em Sonic Adventure 2 HD. É possível escolher a fase que queira jogar “a lá vontê” depois de ter batido-a na modo de história. Os mini-games, todos eles, estão lá disponíveis para uma brincadeira descompromissada com um amigo. As vozes japonesas, que se não são melhores que as americanas, por certo estão com um melhor trabalho de dublagem, estão presentes no game para escolha também, bem como o “Sound Test” e afins.

Aliás, está lá também com todas as suas nuancias, o Chaos Garden. Eu nunca tive paciência para esse modo, isso desde o primeiro Sonic Adventure. Aliás, nunca tive paciência nem para Tamagoshis quando isso era moda (to ficando velho…). Cito os Tamagoshis pois é exatamente isso o que você fará no Chaos Garden, cuidas do seu Chao para fazê-lo entrar em competições, como corrida e karate. Tem quem goste…

Sonic Adventure 2, assim como Jet Set Radio e Space Channel 5: Parte 2, me mostrou que é possível confiar na Sega com relação a esses relançamentos de seus games de Dreamcast em HD, tirando de minha mente todo o ódio que Sonic Adventure e Crazy Taxi, games relançados anteriormente, tinham deixado dado o terrível trabalho feito pela produtora.

Aconselho veementemente ao já fã do game a comprá-lo, seja no Xbox 360, seja no Playstation 3, pois verá que Sonic Adventure 2, ao contrário o primeiro game da franquia, envelheceu muito bem, sendo ainda um ótimo game de aventura / ação. Para quem não conhece o game em suas épocas de Dreamcast, aconselho a comprar o game, caso goste de conhecer um pouco de games clássicos, mesmo porquê, entre pagar U$ 9,90 em Sonic Adventure 2 e pagar o mesmo valor em Sonic the Hedgehog 4: Episode 1 e o absurdo valor de U$ 14,99 por Sonic the Hedgehog 4: Episode 2, o melhor custo benefício é, fácil, a compra de Sonic Adventure 2.

Aliás, dizem algumas línguas por ai que, o lançamento de versões em HD de Skies of Arcadia e Shenmue em versões em HD é somente questão de tempo, pois o trabalho está praticamente pronto. Eu espero que isso seja verdade, pois estou quase tendo um orgasmo só de escrever estas palavras…

Conclusão: Sonic Adventure 2 já era um dos games favoritos dos entusiastas do Dreamcast e notadamente o melhor game “pré-Sonic Generations” em 3D do ouriço azul. Seu relançamento em HD vem para reafirmar o quão bom e competente o game o é em transpor o clima de Sonic em um mundo tridimensional. Isso, unido a um bom serviço de conversão do game original para o High Definition, faz com que Sonic Adventure 2 HD seja uma compra mais do que obrigatória para fãs do game original e do Dreamcast, para fãs de games de aventura / ação e fãs, em especial, de Sonic the Hedgehog.

Nome: Sonic Adventure 2 HD

Sistema: Playstation 3 e Xbox 360 – Mídia Digital

Desenvolvedora: Sega

Ano de Lançamento: 2012

Nota da análise: 08/10

+ Muito boa conversão para o High Definition.
+ Trilha sonora fenomenal.
+ Eliminação dos estágios de exploração do primeiro Sonic Adventure.
+ Action Stages de Sonic e Shadow imersivas, rápidas e viciantes.
+ Shadow the Hedgehog (o personagem nesse game, e não o seu jogo solo. Argh!).
+ Batalha contra o chefe final do game ÉPICA (se um “Super já era bom, imagine dois!).
Fases de Knuckles e Rouge são um porre.
Dublagem americana sem absolutamente nenhuma sincronia labial.

Pouco antes do fim…
Essa imagem representa o acontecido momentos antes do estágio final.
Quem viveu isso por certo se recorda, quem não, vá correndo adquirir Sonic Adventure 2 HD para vivenciar também.
“Chaos Control!”

comentários
  1. Anônimo disse:

    estou feliz que haja uma versão desse jogo incrivel para xbox 360.E alem do mais,o remake em versâo HD desse jogo foi uma grande e exelente ideia da Sega.parabens! irei comprar esse jogo,pois sou grande fâ de sonic.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s