Cinema – Primeiras informações oficiais de Silent Hill Revelation 3D

Publicado: 04/11/2012 por Eduardo Farnezi em Artigos, Crítica/Filmes
Tags:, , , ,

Esse fim de semana estreou nos cinemas norte-americanos o mais novo filme baseado em uma franquia de games: Silent Hill Revelation 3D.

Apesar de todos nós sabermos o quanto filmes baseados em games são piores do que apanhar de arame farpado com as costas desnudas e molhadas, algumas das películas (menos de 10 %) são sim agradáveis a quem assiste, mesmo que não sejam obras primas. Dentre esse seletíssimo grupo de filmes baseados em games que são “bonzinhos” está o primeiro Silent Hill, de 2006.

Silent Hill Revelation 3D traz consigo toda uma nova equipe responsável pelas filmagens, o que inclui um novo diretor (bem menos competente) e a torcida de que agora, ciente dos erros cometidos em 2006, esse Silent Hill seria, finalmente, um grande filme baseado em uma obra do mundo do entretenimento eletrônico.

Infelizmente a previsão de estréia do filme em terras brasileiras é somente dia 18 de Janeiro de 2013, caso a estréia realmente ocorra. Sim meus amigos, é possível que o filme sequer estreie por aqui.

Tenho más notícias…

Não é possível analisar a qualidade do filme sem assisti-lo, entretanto, é possível analisar a aceitação do filme para com o público baseando-se em números.

O filme teve o custo de produção de aproximadamente 20 milhões de dólares, um custo muito pequeno para os padrões de Hollywood. Um valor desses, normalmente, é dobrado em arrecadação em um filme de sucesso, ou em um filme com um hype muito alto, no primeiro fim de semana de exibição, somente nos Estados Unidos. Silent Hill Revelation 3D, até o presente momento, não conseguiu sequer “se pagar”. Na verdade, com muita sorte, conseguirá arrecadas 15 milhões de dólares ao final desse fim de semana em terras americanas.

Para se ter uma idéia, o filme Detona Ralph, outra estréia desse fim de semana, arrecadou até o momento algo em torno de 50 milhões de dólares, se tornando o primeiro lugar em arrecadação nesse fim de semana nos Estados Unidos. Silent Hill foi o décimo lugar em arrecadação, resultado tenebroso para uma estréia.

Muito pior do que arrecadação, pois aceitação do público não significa necessariamente um mau filme, as críticas de Silent Hill Revelation 3D são tétricas. Sejam críticos “profissionais” (não acredito na profissionalização formal disso), sejam os cinéfilos, sejam os gamers que já assistiram ao filme, seja quem for, aparentemente ninguém gostou do filme. Piadinhas com uma das frases do game, “Do not go to Silent Hill”, já se tornam comuns na net.

Se mantendo esse cenário, o que é o regular em um caso desses, de críticas ruins e má arrecadação, pode ser possível que o lançamento do filme no Brasil possa ser cancelado, sendo Silent Hill Revelation 3D sendo lançado por aqui diretamente em DVD.

Aparentemente Silent Hill Revelation 3D é mais um caso de filme ruim baseado em um game.

Pessoalmente aguardava bastante que, de repente, esse filme fosse um passo adiante para termos bons filmes baseados em games. Isso em um contexto geral e não somente para, de repente, o gamer que se identifique com o filme por “parecer” com o game. Na verdade, li críticas que chegaram a dizer que Silent Hill Revelation 3D é um ou mais passos para trás nesse sentido, quando comparado a filmes como, por exemplo, Prince of Persia: Sands of Time, que se não é maravilhoso, é um filme “bonzinho”.

Ironicamente, o filme Detona Ralph, mencionado aqui, é uma animação da Disney que contém diversos personagens de games, que tem como tema central o mundo dos jogos, que não é baseado em game nenhum e que, aparentemente, é um senhor filme. Vai entender…

O jeito é continuar a assistir Scott Pilgrim, um fabuloso filme que abraça o “nerd gamer” como poucos, e que também não é baseado em game nenhum, mas sim em uma HQ, e aguardar o que o próximo filme diretamente baseado em uma franquia de games seja verdadeiramente bom.

comentários
  1. Que pena, eu estava torcendo por esse filme ser bom…. pelo menos tem o Detona Ralph, esse eu assistirei nos cines!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s