Segata Sanshiro: o “Chuck Norris japonês” – conheça a lenda dos comerciais do Sega Saturn!

Publicado: 09/11/2012 por Márcio Alexsandro Pacheco em Artigos, Saturn
Tags:, , , , , ,

 

O pessoal que gosta de comerciais de games em uma coisa deve concordar: os comerciais japoneses são bem sem graça e fraquinhos! Não todos, raras algumas exceções, mas a maioria é de gosto duvidoso, ainda mais se comparados com os comerciais americanos, esses sim geralmente bem bolados, podendo ser simples ou super produções. Uma coisa é certa, os americanos sabem fazer comerciais, sejam engraçadinhos, sombrios, educacional ou aqueles que dão uma “cutucada” no concorrente, coisa que praticamente não existe nos comerciais japoneses.

Mas nem sempre foi assim. Na época do lançamento do Sega Saturn surgiu uma figura nos comerciais japoneses que iria virar o garoto-propaganda do console, em comerciais bem bolados e muito bem feitos.

Muito provavelmente a grande maioria não deve saber quem é Segata Sanshiro. Esse é o nome do personagem criado pela Sega, que era nada menos do que uma paródia do legendário lutador de judô Sugata Sanshiro, criado por Akira Kurosawa  para um dos seus filmes. Segata Sanshiro apareceu em vários comerciais (vinte no total) para promover o Saturn e seus jogos no Japão entre 1997 e 1998. O personagem era vivido pelo ator Fujioka Hiroshi. Os fãs de tokusatsu devem se lembrar dele como o primeiro Kamen Rider, lá nos anos 70. Ele ainda emprestou a voz para os games Kingdon Hearts e Shenmue e mais recentemente fez o Zangan, mestre da Tifa em Final Fantasy VII: Last Order.

Ele aparecia nos comerciais da Sega dando porrada em todo mundo que não jogava o console, em comerciais hilários e muito bem feitos. Segata “morreu” ao salvar o prédio da Sega da destruição iminente em seu último comercial.

A pronuncia de seu nome em japonês, soa familiar a “Sega Saturn shiro!”, que significa “você precisa jogar Sega Saturn” (por isso ele dava porrada em todo mundo, entenderam?).

O personagem ficou tão popular que até uma historinha ele ganhou: Sanshiro vivia como um eremita, isolado de tudo e de todos, em uma longínqua montanha, devotando todo o seu tempo e sua vida ao treinamento intensivo com o Sega Saturn. Assim como Rocky Balboa em Rocky IV treinava na neve carregando troncos, Sanshiro corria pelas matas e montanhas carregando um gigante Saturn nas costas. Ele treinava seus golpes dando socos em um controle gigante do console e quebrando pilhas de telhas com a cabeça. Seu árduo treinamento com o Saturn parece ter lhe dado poderes sobre-humanos.

De vez em quando ele descia até a cidade para procurar pessoas que não estivessem jogando o Saturn, e coitados daqueles que ele encontrava, aprendiam uma dura lição pelas suas mãos. Vejam só por onde ele já andou: em uma balada onde o pessoal está se divertindo, Sanshiro chega e dá porrada em todo mundo lá dentro; em outro comercial alguns jovens japoneses estão indo para um campo jogar baseball ao invés de irem jogar videogame, Sanshiro aparece e dá uma lição neles; até mesmo zombies já sofreram em suas mãos, mas nesse ele não se saiu muito bem, já que os zombies não morriam; ou ainda fantasiado de Papai Noel dando presentes pra criançada que elas não pediram (um Saturn, é lógico) e até mesmo ajudando o Japão a fazer um gol contra o Brasil na Copa do Mundo (só assim mesmo!). Sanshiro é um homem muito sério com um forte senso de honra, e ele acredita que jogar videogames é a melhor atividade da vida.

olha só o que ele faz com o Game Cube, não precisa nem de taco

Mas o melhor de todos mesmo é o último comercial, em que um míssil, provavelmente da Sony, vai em direção ao quartel-general da Sega em Tóquio quando eles estão planejando anunciar um novo console (o Dreamcast). A japonesada fica desesperada quando Sanshiro heroicamente pula de cima do prédio em cima do míssil e o desvia para a atmosfera, quando então explode levando nosso herói junto. Uma narração então diz: “Segata Sanshiro irá viver em seus corações”.

Sanshiro se aposentou e foi substituído pelo Yukawa Hidekazu, gerente de marketing da empresa responsável pelo Dreamcast. Também fez sucesso com alguns comerciais em que aparecia defendendo o console, mas isso é outra história.

Prestamos aqui essa homenagem a Segata Sanshiro, um verdadeiro ícone e lenda da indústria de videogames, com seus incríveis poderes e descendo o cacete em todo mundo que não jogava o Saturn. Morreu defendendo a empresa e o console que ele amava. Com certeza a melhor campanha de marketing já feito pela Sega japonesa e por qualquer outra (a que mais se aproxima é a Sony com o seu executivo Kevin Butler). Ele ajudou a aumentar as vendas do Saturn e popularizou o console no Japão.

Segata Sanshiro ganhou até mesmo uma música tema, bem ao estilo dos tokusatsus. Veja abaixo a música com legendas em português:

“Jovens… Há alguma coisa em sua vida em que vocês se devotaram completamente? Algo em que vocês desejam tanto que arriscam sua vida por isso? Vocês devem jogar Sega Saturn! Joguem… Até os seus dedos quebrarem! Até os seus dedos quebrarem!”

o personagem Iwao Hazuki (pai do protagonista) no jogo Shenmue foi feito com a imagem de Segata, e o dublador dele na versão japonesa é ó próprio!

“Segata Sanshiro – Porque até mesmo Chuck Norris teve que aprender com alguém”

Assista a todos os 20 comercias de Segata Sanshiro abaixo, ou veja individualmente clicando nas imagens mais abaixo (com descrição/curiosidades dos vídeos escritas ao lado):

Comercial do Sonic R. Três garotos indo jogar baseball ao invés de estarem jogando o game do ouriço. Mal sabiam ele que jamais chegariam ao campo de baseball…
Um bando de gente na balada dançando e se divertindo. Mas para Segata Sanshiro isso não é diversão, e ele dá uma lição em todo mundo lá! Comercial de Shining Force III.
Comercial de Bomberman Fight. Segata está prestes a entrar em um combate com um mestre em karate. Sanshiro dá um golpe de judô, o cara voa, grita e explode (?) ao acertar o chão! Estavam eles brigando num campo minado? Bomberman go!
Época de Natal, a criançada toda alegre e impaciente esperando pelo Papai Noel. Todos correm em sua direção quando ele finalmente chega, mas então se assustam e começam a chorar quando Papai Noel revela ser Segata Sanshiro. Elas param de chorar depois que ganham o Saturn.
Nesse comercial podemos ver Segata em suas sessões de treinamento, carregando um Saturn e dando socos no controle ao som de sua música tema.
Comercial do game Solo Crisis. Segata se concentra e então quebra com a cabeça 14 telhas empilhadas. Ele vira para a câmera e fala: “use a cabeça!”. Então o narrador começa a falar do game, que é do estilo estratégia.
Segata com uma máscara começa a dançar em uma espécie de templo. O comercial é do game Panzer Dragoon. Vai ver ele está tentando invocar o legendário dragão.
Segata está numa competição de patins no gelo e deixa o seu adversário comendo “poeira” com os pés descalços. Propaganda do game Winter Heat.
Comercial do game Burning Rangers, que parecem estar muito ocupados para ajudar crianças dentro de uma casa em chamas. Cabe a Sanshiro ir até lá lá e salvar garotas, fazendo inclusive respiração boca-a-boca (o que ele parece gostar bastante).
Depois de mostrar suas habilidades na patinação de gelo, agora Segata está num campo de Baseball para mostrar o que sabe. Ele vai precisar do bastão tanto quanto precisou dos patins…
Segata está dentro da casa dos zombies e desta vez parece que seus golpes não surgem efeito nos mortos-vivos.
Comercial do game Dragon Force 2 em que aparece um bando de Segatas.
Brutus também amam, como mostra esse comercial de Sakura Wars. A Sakura do clipe é Yokoyama Chisa, a dubladora da personagem. É até meio gay, Segata pulando igual um bambi no meio das sakuras…
Segata prepara uma deliciosa refeição extirpando um peixe, nesse comercial do game de terror Deep Fear, que rola debaixo da água.
Copa da França de 98. Segata vai mostrar mais uma vez suas habilidades atléticas, desta vez como goleiro contra um pênalti do Brasil.
Segata está em um altar prestando respeito do melhor estilo japonês (lá eles levam esse tipo de coisa muito a sério) ao jogador de baseball Nomo Hideo (famoso jogador japonês que fez carreira nos EUA). Segata diz: “Obrigado pelo seu incrível jogo… Sr. Nomo.”
Comercial do game Soccer Rpg, onde agora vamos ver Segata como técnico do time, que irá usar técnicas não convencionais para fazer o gol (contra o Brasil novamente, rs).
Comercial de um game chamado Wachenroder. Eu sinceramente não entendi esse comercial… pelo jeito parece um simulador de “emoções” pro jogo…
E o melhor de todos, o final glorioso de Segata, que se sacrifica para salvar a Sega dos terroristas da Sony (eheh). Usando todo seu poder, habilidades e persistência, ele manda o míssil terrorista para o espaço. Suas últimas frases foram “Sega Saturn Shiro!” e então explode no espaço. E assim morre um dos maiores heróis de comerciais já feito.

Segata Sanshiro teva ainda um último comercial “póstumo” (o vigésimo) do seu próprio jogo, lançado pela Sega como seu último game para Saturn (e para prestar homenagem a esse grande herói). Segata Sanshiro Shinken Yugi é uma coleção de minigames, cada um baseado em um dos comerciais de Segata Sanshiro; ao vencer cada minigame, é possível assistir um dos comerciais. Veja o comercial abaixo (uma compilação dos comerciais anteriores):

Sega Saturn Shiro!

comentários
  1. Eduardo Farnezi disse:

    “Segata Sanshiro!
    Segata Sanshiro!
    Sega Satuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuurn shirooooooooo!”

    Sim, minha religião não idolatra nem Alá, nem Jesus Cristo, nem mesmo Chuck Norris.
    Minha religião segue os ensnamentos sagrados de Segata Sanshiro!

    Como está escrito em uma imagem ali em cima: Porquê até Chuck Norris teve de aprender com alguém…”

    Segata Sanshiro!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s