Prévia: God of War: Ascension – Multiplayer Beta

Publicado: 17/01/2013 por Eduardo Farnezi em Artigos, Prévias
Tags:, , , , , ,

god_of_war__ascension-wallpaper-1600x12001

Um dos games mais aguardados para o ano de 2013 com certeza é God of War: Ascension.  O game, exclusivo para Playstation 3, contará a história de Kratos antes dos acontecimentos da trilogia que teve seu final em God of War 3.

A maior das novidades de Ascension por certo é seu modo multiplayer. Pela primeira vez na série, será possível jogar God of War online.

Muito gamer (o que me inclui) estava se questionando o como seria essa imersão no mundo online de God of War. Na verdade muito jogador estava um pouco cético acerca disso.

Para demonstrar como funcionará o multiplayer de Ascension, o Studios Santa Mônica e a Sony liberaram para os assinantes da PSN Plus, o Beta do modo multiplayer do game em questão.

0

“Choose your Destiny!”

Esse tipo de atitude é sempre bom para todas as partes envolvidas, pois dá ao jogador a chance de verificar como o trabalho está sendo desenvolvido, o que pode aumentar muito o hype pelo lançamento do game, bem como é bom para os desenvolvedores do game, pois o feedback recebido da comunidade gamer é de vital importância para saber se algo deve ser alterado, melhorado e afins. Como se vê, todo mundo sai ganhando.

Como assinante da PSN Plus, não perdi tempo em realizar o download desse Beta para conferir o que o Studios Santa Mônica esta aprontando. Após jogar um pouco de tudo do que esse Beta permite ter acesso, posso afirmar que o multiplayer vem para agregar muito valor a um produto de qualidade, já comprovadamente ao longo dos anos, indubitável.

Deixo aqui agora um rápido resumo de o que o multiplayer Beta de God of War: Ascension tem a proporcionar, junto a minhas impressões acerca do mesmo.

Batalhe por seu Deus!

Ao se iniciar o Beta a primeira coisa que se nota é que tudo está localizado para o Brasil. Menus, legendas e dublagem.

Com o controle na mão ganhamos controle sobre um guerreiro (não controlamos Kratos no Multiplayer), ainda sem armadura ou armas, em uma sala do Olímpo. Temos de inicialmente escolher para qual Deus batalharemos. No Beta estão disponíveis apenas Zeus e Ares para seleção, mas na versão final existirão ainda Hades e Posseidon à escolha. Existe ainda um local vago para a inclusão de mais um Deus.

gowatutorial-625x1000

O início do Beta…

A escolha do Deus influencia nos atributos e equipamentos a serem escolhidos pelo jogador ao longo da jogatina. É perceptível que os atributos defesa são melhores ao se selecionar Zeus, enquanto os de ataque são melhores ao se selecionar Ares. No Beta podemos ter um guerreiro para cada Deus, com level e atributos próprios. Imagino que isso se seguirá na versão final.

Escolhido o Deus, somos introduzidos a um rápido e eficiente tutorial que mostra as alterações de gameplay que o jogo no multiplayer apresenta. Existe um modo de defesa novo que cancela um combo do inimigo e abre sua defesa para o contra ataque, bem como a forma de utilização das magias, que estão diferenciadas. Tudo muito intuitivo e se adapta bem ao “modo God of War” de se jogar.

818ydpz0k4lUma vez finalizado esse tutorial somos levados à tela de seleção e compra de itens, equipamentos e magias. Dessa tela é possível alterar entre os guerreiros (Zeus / Ares), bem como comprar e equipar seus equipamentos. Também é possível daqui selecionar o modo de jogo que deseja.

Para a compra e itens é necessário, além de ter “dinheiro” o suficiente (moeda de troca do game), é necessário que esteja em um level que permita a compra e utilização desse item. Simples mas funcional.

Sempre que um novo item é equipado, o mesmo é apresentado em tempo real no modelo de seu guerreiro, que está sempre em foco principal na tela.

Uma vez equipado seu guerreiro, basta selecionar o modo de jogo que deseja que automaticamente o game iniciará a busca por jogadores que queiram jogar no mesmo modo. Assim que a quantidade de jogadores máxima for alcançada, o lobby é montado e a partida iniciada.

São dois os modos de jogo disponíveis no Beta.

O primeiro deles é o clássico “mata mata”. Nesse modo quatro oponentes são colocados em uma arena para se confrontar. No Beta apenas o cenário de Hércules, o mesmo em que o enfrentamos em God of War 3, está disponível. Interessante verificar que não ganha nesse modo quem matar mais vezes os inimigos, ou mesmo quem morrer menos, mas sim quem realizar mais favores aos Deus. Na prática, quem conseguir fazer 8000 pontos de “Favor” ganha.

god-of-war-ascension-3

Não parece e realmente o rapaz aqui em cima não está para brincadeiras…

Para ganhar esses pontos de “Favor” deve-se, ao longo do combate, realizar ações em específico que auxiliam nesse ganho. Abrir baús esporádicos que aparecem no cenário, pegar armas esporádicas que aparecem no cenário, usar as armadilhas do cenário contra seu inimigo e claro, matar o mais cruelmente seus inimigos. Mortes brutais, que terminam com uma animação mais violenta, assim como ocorre nos antigos games da franquia, rendem pontos de “Favor” a mais.

Não mais de uma vez fui o jogador que mais matou e que menos fui morto ao longo da batalha, mas não fui o vitorioso, pois outro jogador conseguiu a pontuação máxima primeiro. Assim como o vice e versa também ocorreu.

O segundo e disparado mais divertido e variado modo de jogo disponível no Beta é o modo de times. Nele quatro guerreiros que servem ao mesmo Deus enfrentarão outro time, em uma ampla arena. Ganha a batalha o time que atingir primeiro a pontuação máxima, ou então, o time que conseguir primeiro derrotar o Ciclope, que está na região central do cenário.

God-of-War-Ascension-E3MP_001-noscale

Derrotar o Ciclope é a garantia de vitória de seu time!

Durante a batalha existem pontos do cenário que devem ser conquistados pelos times, a fim de ganho de “Favor”. Uma área conquistada por um time pode muito bem ser conquistada por outro e é isso o que dá o tom desse modo. Um eterno conquistar de territórios.

Próximos a cada ponto de conquista existem armadilhas que cada time pode armar, para pegar de surpresa guerreiros do time inimigo. São secções de chão flamejantes que são acionados ao se pisar, os famosos espinhos que saem do chão, entre outros. Se um time aciona a alavanca, os membros desse time estão imunes a acionar essa armadilha, no entanto, sofrerão os dados no caso de estar na localidade em questão e um inimigo acioná-la.

8225929909_c75ffa8971

Um “semi panorama” do cenário disponível para a batalha de times de Ascencion.

Próximo ao fim da partida, que tem um tempo máximo discriminado, vem dos céus a “Spear of Olympus”. Somente com ela é possível matar o Ciclope que está no mapa. Independente de quem tiver mais pontos na partida, o time que conseguir matar o Ciclope antes do tempo acabar, ou antes de o outro time completar o máximo de pontuação, é o vencedor. E é ai que as coisas ficam mais emocionantes.

Para pegar a lança, um dos integrantes do time deve arrancá-la do chão. Para tal esse jogador fica fora de combate e vulnerável a ataques enquanto aperta desesperadamente o botão “O”. Enquanto isso cabe aos integrantes de seu time defendê-lo dos ataques do time inimigo.

Uma vez com a “Spear of Olympus”, esse jogador deve atacar o Ciclope até que ele entre em estado de QTE. Nesse estado o portador da “Spear of Olympus” deverá completar o QTE, tal como o é realizado em batalhas contra chefes ou inimigos maiores nos games anteriores da franquia. Completado com sucesso esse último QTE, o Ciclope estará morto e esse time será o vitorioso.

É uma loucura a “batalha dentro da batalha” que se forma no momento em que a “Spear of Olympus” aparece, bem como, é uma delícia conseguir tomá-la para si, destruir o Ciclope e conseguir para seu time a vitória.

Todas as partidas que disputei nesse modo de jogo terminaram com um dos times derrotando o Ciclope, impreterivelmente.

“Pequeno vídeo que mostra um pouco da jogatina do multiplayer em God of War: Ascension”

Em ambos os modos é possível ganhar alguns dos equipamentos disponíveis para posterior utilização, desde que seu guerreiro esteja em um level que o permita equipá-los.

Importante frisar que apesar de ser um game multiplayer, esse Beta prima pela extrema beleza. É bom saber que não houve o sacrifício de um belo visual, algo que já é marca registrada da série, para que a experiência online pudesse ter sigo alcançada. A trilha sonora segue a linha da franquia, contendo músicas já conhecidas pelos fãs da série.

Ao longo das partidas, foi comum encontrar lobbys com a mescla de jogadores com levels já bastante altos com jogadores novatos. Particularmente isso não me incomodou, mas já li por ai muita gente reclamando que não havia um filtro por level antes da montagem dos lobbys. Não se sabe ao certo como o Studios Santa Mônica vai tratar essa questão.

Outra coisa que me chamou a atenção é que em NENHUM momento senti lag ou delay durante a jogatina. Aparentemente o netcode do game é MUITO bom. Espero que a fluidez das partidas online se mantenha na versão final do game.

Bom, de maneira resumida é isso o que o Multiplayer Beta de God of War: Ascension proporciona. Particularmente acredito que caso o modo de campanha tenha as mesmas proporções épicas do terceiro game da série, com um bom enredo e jogabilidade, e que o multiplayer possua cenários variados e interessantes, bem como um suporte efetivo da produtora e um netcode tão bom quanto parece que o possui, temos aqui um poderoso candidato a game do ano de 2013.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s