Sony anuncia PlayStation 4 – confira aqui como foi a conferência

Publicado: 21/02/2013 por Márcio Alexsandro Pacheco em Artigos, PS4
Tags:, ,

andrewhousereuters

E ocorreu o que todos esperavam na misteriosa conferência da Sony, apresentada das 20h às 22h nesta quarta-feira (20), com a empresa anunciando oficialmente o seu PlayStation 4. Caso você não tenha assistido, leia aqui os melhores momentos e o que achamos da apresentação.

Apesar de não mostrar nenhum protótipo ou design de seu novo console, a Sony nos forneceu algumas informações técnicas do bichão, confirmando o que já vinha rolando por aí na internet: o novo PS4 é poderosíssimo. O console conta com memória RAM de 8GB, 16x a mais que o PS3 que possui apenas 256 MB, e o X360 que possui 512 MB. Isso significa jogos mais poderosos, complexos e bonitos na tela da sua TV. Usa também uma CPU X86-64 AMD Jaguar, semelhante aos de computadores modernos (e de de fácil programação para os desenvolvedores de games), conta com uma unidade HD (tamanho não revelado), além de usar tecnologia APU e memória GDDR5. Leitor de discos de Blu-ray (BD 6xCAV) e DVD (DVD 8xCAV) apenas para leitura. A empresa prometeu que o PS4 estará nas lojas nos feriados de fim de ano de 2013.

o DualShock 4 tem touchpad, sensor de movimentos e botão para compartilhar conteúdos

O que chamou bastante atenção foi a interface criada para alojar os gamers com as redes sociais, celulares e a interação com outros jogadores. O seu novo controle, o DualShock 4, inclui um botão “compartilhar”, para dividir imagens, vídeos e outros conteúdos apenas com um toque. Além disso, o controle também possui uma área sensível ao toque e sensores de movimento. Também terá integração total com o portátil PS Vita, sendo possível inclusive, jogar o PS4 através do portátil.

Uma das novidades é de o jogador poder pausar o game a qualquer instante e acessar outros recursos, como navegador da web e downloads, deixando em segundo plano e voltar a jogar quando quiser. Aliás, um game pode ser jogado enquanto o download ainda estiver em andamento (inclusive quando feita a compra na loja virtual da Sony). O sistema online do PS4 vai contar com uma rede social exclusiva, em que os jogadores usam seus nomes e fotografias reais, tal qual um facebook da vida. Essa rede pode ser acessada pelo videogame, computadores, tablets, celulares, etc, e seus amigos podem inclusive te ver jogando em tempo real, interagindo através de vídeos ou mensagens. Entre os parceiros desse ambicioso projeto de “rede social gamer” estão o Facebook e o Ustream. O console não terá suporte aos jogos do PlayStation 3, mas a Sony afirmou que espera fornecer o serviço no futuro.

Os novos games

Apesar de impressionar na parte técnica e nessa nova rede social, os jogos mostrados na conferência não foram muito empolgantes ou revolucionários. Foi mostrada uma demo ao vivo de “KillZone: Shadow Fall“, com um visual bastante bonito e superior ao PS3, com mais detalhes e melhores efeitos de iluminação, mas nada de outro mundo.

Foi mostrado também um game de corrida, “Driveclub“, também com gráficos bonitos, mas nada que impressione como um “Gran Turismo 5” o fez em sua época, visualmente falando. Os novos “InFamous Second Son” e “The Witness” foram apresentados, mas em nada impressionaram e então vamos para o próximo, a imagem de uma cabeça gerada em tempo real, apresentada por David Cage, criador dos games “Heavy Rain” e “Beyond: Two Souls” do PS3. Essa sim impressionou e mostrou do que o PS4 é capaz, mostrando um rosto com detalhes minuciosos fantásticos.

Outra apresentação que agradou bastante foi a da Capcom, com o seu jogo de aventura medieval “Deep Down” com fantásticos visuais em demonstração em tempo real, de um cavaleiro lutando contra um dragão, de ficar babando mesmo. A Square Enix exibiu um vídeo que já havia apresentado antes, mas que ainda impressiona pela sua qualidade técnica para uma nova geração de jogos. A empresa também prometeu revelar um novo “Final Fantasy” para o PS4 na feira E3 2013.

Também foram mostrados “Watch Dogs” pela Activision (também sem muito glamour) e o jogo de tiro em primeira pessoa “Destiny“, desenvolvido pela Bungie (criadora de Halo). Também não impressionou, parecendo um Halo melhorado e nada mais.

Algo que merece destaque é o anuncio da Blizzard, criadora de hits nos computadores como “World of Warcraft” e “StarCraft”, que lançará “Diablo III” para o PS4, e também para o PS3.

Essa foi a conferência da Sony, que fez uma apresentação morna em termos de games, e deve mostrar sua artilharia pesada na E3 2013. Os grandes destaques, em nossa opinião, foram então “Deep Down”, o vídeo da Square Enix e o velho com as expressões faciais mega detalhadas da Quantic Dream. Mas uma coisa é certa: o PS4 é uma máquina poderosa muito promissora que vai abalar o mundo quando for lançado.

E você, o que achou da apresentação da Sony? Deixe seu comentário aí embaixo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s