EVO2014_logo

E começa hoje o maior evento mundial do universo do Fighting Game, a EVO!
Na verdade, no momento em que esse texto é postado, a mesma já terá se iniciado. É a maldita falta de tempo e, por esse atraso, peço desculpas. Mas vamos lá.

Para quem não sabe, EVO é um evento em que durante todo um final de semana rolam torneios dos principais games de luta do momento (mais ou menos…). O evento é anual e ocorre atualmente em Las Vegas. Envolve uma mega estrutura para comportar a grande quantidade de games os quais os torneios envolvem, bem como a massiva quantidade de competidores.

Apenas para se ter uma idéia do tamanho do evento, nesse ano de 2014, considerando somente os games da lineup oficial do evento, são mais de 5650 competidores cadastrados.

Poder ver os maiores Fighting Gamers profissionais do mundo em um só lugar, disputando para ver quem é o “rei da montanha”, é algo que para um amante de games de luta é único. Verdadeiramente emocionante!

Esse ano temos alguns atrativos especiais, como o anuncio de informações oficiais e exclusivas acerca do aguardado Mortal Kombat X. Entretanto, para o aficionado fã de Fighting Games, as grandes vedetes dessa EVO são o campeonato do novo Ultra Street Fighter IV e o fato de pela primeira vez os cinco “deuses” japoneses dos games de luta estarem competindo simultaneamente.

fivegods-622

Não vou me estender muito acerca da história da EVO e de detalhes sobre o evento, pois não é a intenção desse texto. Quero aqui é trazer a listagem de games da lineup oficial da EVO desse ano, junto com a quantidade de inscritos para cada um dos torneios e um rápido resumo do que esperar deles.

Pretendo ainda postar textos mais informativos acerca do universo do Fighting Game no país e no mundo, mas isso terá de esperar um pouco.

Ainda assim, deixarei ao longo dessa matéria alguns vídeos de momentos marcantes de algumas edições da EVO. São cenas que todo amante de Fighting Games por certo apreciará. Pois para quem é apaixonado por esse gênero, o grande evento de 2014 não é a Copa do Mundo. Estou certo ou não?!

 

Ultra Street Fighter 4

Sem surpresa nenhuma, Street Fighter 4 é novamente o game com o maior números de inscritos para a EVO. O game de luta que definiu o retorno do gênero aos holofotes merece…

Nesse ano, sua mais nova versão, a Ultra, terá um campeonato com 1979 jogadores inscritos.

As expectativas são enormes para esse torneio, uma vez que a versão Ultra trouxe muitas inovações com relação a mecânicas de jogo e cinco novos personagens, ao já conhecido Super Street Fighter IV. Muito se especula até onde o game poderá ter ganhado com as novidades inclusas e não há melhor lugar para responder isso ao mundo do que na EVO!

Isso sem contar com o fato de que as maiores estrelas profissionais do universo dos Fighting Games estarão competindo nesse torneio.

 

Ultimate Marvel VS Capcom 3

Também sem surpresa o fato de UMVC3 ser o segundo game com maior número de inscrições desse ano. Serão 1014 competidores no já conhecidíssimo game que une os universos de Capcom e Marvel em frenéticos combates.

É um game em que há muito tempo não se vê novidades relevantes, seja por questões de atualização ou mesmo por questões de descoberta de novidades pelos próprios jogadores. Ainda assim, é um dos games que mais hype e momentos épicos trazem à qualquer torneio e por certo isso não será diferente na EVO desse ano.

Até mesmo quem não gosta das mecânicas de gameplay de UMVC3 (eu incluso) fica boquiaberto e hipnotizado com lutas em alto nível.

 

Super Smash Bros. Melee

Um game divertido e com uma enorme base estabelecida de fãs, SSBM definitivamente NÃO é um Fighting Game. O motivo para ele estar, em mais uma edição da EVO, na lineup do evento é simples: 970 inscritos!

Isso mesmo, Melee é o terceiro maior game da EVO no quesito número de inscrições, sendo derrotado somente pelos eternos dois primeiros colocados.

Não tenho muito o que falar sobre expectativas desse jogo, pois é um game que em um mundo sério e perfeito, nem deveria esta ali.

$$$ Wins!

 

BlazBlue: Chronophantasma

O “Air Dash FIghting Game” ou “Anime Fighting Game” sempre possui seu representando em toda edição da EVO. Nesse ano, essa representação fica a cargo de BlazBlue: Chronophantasma.

Os ânimos para o torneio desse game não estavam muito altos, entretanto, o anuncio de que a produtora iria encher mais o pote de dinheiro da premiação, deu um belo “up” no interesse da galera e ele abocanhou 508 inscrições. Quarto maior game da EVO 2014, passando a frente de Killer Instinct e The King of Fighters XIII.

Nas batalhas desse game podemos aguardar muito do que jogadores de Street poderiam chamar de “loucura”. Se trata de um tipo de jogo bem mais focado em agressividade e combos do que o usualmente concebível por um jogador tradicional, mas nada que chegue próximo da loucura  de UMVC3.  Pessoalmente, acho que esse torneiro passará “desapercebido” por grande maioria do público.

 

Killer Instinct

O retorno dos “ULTRA COMBOS!” aparentemente veio pra ficar. O jogo agradou a quase todo mundo que gosta de um bom Fighting Game, bem como atraiu muitos profissionais.

Com uma sólida mecânica de jogo, Killer Instinct trouxe à EVO desse ano 338 competidores, superando em somente 29 o número alcançado por KOFXIII.

Ainda acho muito cedo para definir o que esperar desse game nessa EVO. Ele pode passar batido, ou pode, assim como ocorreu com KOFXIII em sua primeira participação em EVOs, proporcionar momentos monumentais, sacramentando-o como um dos grandes games dessa e de prováveis próximas edições do evento.

 

The King of Fighters XIII

Presente já na sua terceira edição em EVOs, The King of Fighters XIII me surpreendeu pela pequena quantidade de inscritos, somente 319. Talvez o tempo de vida útil (afinal SF4 é uma exceção) ou o fato de ser um jogo extremamente técnico e cruel contra novatos, tenha afastado os jogadores de se empenharem em treiná-lo.

Apesar dos pesares, nas últimas duas EVOs, as finais desse jogo foram, se não o grande destaque das duas edições, com certeza foram TOP5 melhores momentos dos anos de 2012 e 2013.

Podemos esperar, por certo, mais lutas eletrizantes e mais momentos de tirar o fôlego nesse torneio de The King of Fighters XIII!

 

Injustice: Gods Among Us

Injustice chega para ocupar o lugar que Mortal Kombat 9 deixou de possuir na EVO, nada mais, nada a menos.

Com um número de inscrições baixas, somente 311 inscritos, podemos esperar de impacto desse game na EVO 2014 o mesmo impacto que Mortal Kombat 9 trouxe em suas edições em que esteve presente: quase nenhum.

Espero que o vindouro Mortal Kombat X tenha mais sorte no cenário profissional do que seu antecessor e do que Injustice

 

Tekken Tag Tournament 2

Confirmado aos 48 minutos do segundo tempo, graças a uma $$ajudinha$$ da Namco Bandai, Tekken Tag Tournament 2 é o lanterninha em inscrições, com somente 257 inscritos.

378146a3-585x300

Apesar de um lançamento pomposo e de ser um game bem completo, TTT2 não obteve grande sucesso com o publico, o que inclui o profissional.

É mais um game que participará da EVO nesse ano que acredito que não terá nenhum impacto no evento. Possivelmente será sua última participação.

Bom, esses são os games da lineup principal do evento. Outros campeonatos existirão ao longo do final de semana, mas que são games que já não possuem grande impacto no cenário atual competitivo atual.

Sei que pisei em alguns calos ao longo do texto, mas espero que tenha trago alguma útil informação ao amigo leitor.
Deixo abaixo locais onde é possível acompanhar as transmissões, ao vivo, dos torneios.
Até a próxima!

http://www.twitch.tv/capcomfighters
http://www.twitch.tv/srkevo1
http://www.twitch.tv/srkevo2

Quer bater um papo informal sobre cinema, games, nerdisses e afins?
Adicione-me no Instagram e Twitter para troca de opiniões, compartilhamento de experiências gamer e para se atualizar de novidades de conteúdo da Canto Gamer.
Instagram: edufarnezi
Twitter: @DrunkenBushin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s