Nova Geração: Para mim ainda não!

Publicado: 25/07/2014 por Eduardo Farnezi em Artigos
Tags:, , , , , , , , , , , , , ,

ps4-vs-xbox-one

Nunca fui o maior incentivador de se adquirir um console, ou qualquer tipo de hardware, em seu lançamento. Primeiro porque não quero pagar por um produto para ser “beta tester” de ninguém. Segundo porque, inexplicavelmente, normalmente um console leva certo tempo para possuir games que façam valer a compra de um novo sistema.

Lembro-me do Xbox 360 e seu problema global de superaquecimento, problema esse que demorou MUITO mais tempo do que o devido para ser tratado. Bem como me lembro do Playstation 2 que demorou HORRORES para possuir games que realmente me provassem que ele valeria a compra e que seria o console tão poderosos que prometia ser (e que, convenhamos, na verdade nunca o foi).

Acho que o único console que adquiri logo de saída foi o Dreamcast, em seu lançamento ocidental. O console já vinha com títulos como Power Stone, Sonic Adventure e Soul Calibur, além de já vir com um modem integrado (discado, mas eram outros tempos…) e foi um hardware que nunca me deu um problema.

RIP Dreamcast, eu sempre te amarei!

“Porque esse tipo de consideração veio a minha mente nessa manha de sexta-feira?”
É uma pergunta justa.

Sheldon-Cooper-PS4-Xbox-One

Bom, já se faz algum tempo que os consoles de nova geração chegaram e eu somente fiz duas análises, na Game Champz, games para Playstation 4 e Xbox One. Por conta disso recebi algumas perguntas de o porquê não mais demonstrei interesse, pelo menos em forma de textos ou trabalhos, nesses consoles.

A minha resposta é simples: Acho que esses consoles ainda não provaram a que vieram. Não me chamaram a atenção. E que as coisas ainda estão bem mais interessantes nos consoles da geração que acaba de se findar e no WiiU.

O Playstation 4, comprovadamente o mais poderoso console da atual geração, ainda não possui nenhum game exclusivo que me faça querer compra-lo. Aliás, ainda não possui nenhum game que verdadeiramente justifique o seu título de mais poderoso console. Eu sei que números não mentem, mas sou empírico.

O Xbox One, após um conturbado período pré-lançamento, que mostrou as verdadeiras garras que a Microsoft queria cravar nos corações e carteiras de seus consumidores, e da SURRA que levou da Sony nas convenções da E3 de 2013, adequou sua políticas de serviço e só. O sistema ainda não possui nenhum game exclusivo que seja um “must buy” e dadas às más impressões que o console deixou durante o pré-lançamento, leva uma nova surra da Sony, agora em vendas de consoles.

A E3 de 2014 deixou claro que a situação não vai mudar até que o ano que vem chegue. Na verdade a E3 desse ano foi basicamente uma prévia do que será a E3 de 2015. Apenas no ano que vem Playstation 4 e Xbox One terão games exclusivos de peso e que verdadeiramente serão o atrativo para que o gamer faça a sua “escolha de Sofia”, caso não possa possuir ambos.

Se mesmo sem nada de peso as “guerras istas” já são veementes, imagine no ano que vem quando esses consoles verdadeiramente começarem a mostrar a que vieram ao mundo!

GrondZeores

No momento, pessoalmente, o melhor game dessa nova geração é o conturbado Metal Gear Solid: Ground Zeroes, que não somente está disponível para ambos os consoles de nova geração, como também está disponível para Playstation 3 e Xbox 360.

A mesma experiência em gamplay tanto na nova geração, quanto na que acabou de se findar.

Sim, eu sei que ambos os consoles já possuem alguns exclusivos, mas Ryse e Knack são terrivelmente ruins, ao passo que Titanfall, KillZone, Infamous e Forza estão LONGE de serem games “must buy”. Ainda falta apelo!

Deixei implícito ao longo desse texto que não considero o WiiU como um console de mesma geração de Playstation 4 e Xbox One. Possivelmente já tem muito nintendista me xingando a essa altura.

Se considerarmos ciclos de lançamentos de consoles, nesse caso, o WiiU é sim um console da atual geração. E apesar de seu hardware defasado, um suporte quase nulo das principais empresas desenvolvedoras de softwares e de estar sofrendo em vendas, atualmente quem possui um WiiU se diverte inenarravelmente mais do que os possuidores dos novos consoles da Sony e da Microsoft. No final do dia, com o console ligado e joystick na mão, a diversão é o que importa.

Então não!
No momento não tenho a minúscula pretensão de possuir um console da atual geração. Não adquiro absolutamente nada para ficar na prateleira pegando poeira (a não ser minhas estátuas e figuras de ação colecionáveis). Meus consoles que acabaram de se tornar “oldgen” ainda têm muito a me oferecer.

Espero que em 2015 eu me sinta motivado a adquirir um Playstation 4 ou um Xbox One e que essa morosidade, que já está passando da hora de acabar, se finde. No momento, se eu fosse obrigado a escolher um console lançado “pós Playstation 3”, sem nenhuma sombra de dúvidas seria o WiiU.

wii_uw

Quer bater um papo informal sobre cinema, games, nerdisses e afins?
Adicione-me no Instagram e Twitter para troca de opiniões, compartilhamento de experiências gamer e para se atualizar de novidades de conteúdo da Canto Gamer.
Instagram: edufarnezi
Twitter: @DrunkenBushin

comentários
  1. Buiu disse:

    O DreamCast foi o melhor console de todos os tempos, pena ter falido.

  2. charleston disse:

    Eu estava acompanhando todo o alvoroço da nova geração. Minha inteção era pegar um play4, tinha lido coisas, tipo, ele iria ser lançado por menos de mil reais, e era mais poderoso que o One. Eu estava empolgado em pegar um, afinal seria a priemeira vez que eu faria algo do tipo, pegar um console no lançamento e não 4 anos depois. Mas aí a Sony veio e falou que ia custar 4 Pau, acabei pegando um One no lançamento e comprando o jogo dead Rising. Valeu? Pra mim valeu. Já comprei outros jogos, assinei a live, vem algum jogo grátis todo mês, e jogos bem divertidos, diga-se de passagem, ao menos até agora. Na verdade, em tudo o que experimentei, ainda não ví essa nova Super Geração de Consoles (que já é ultrapassada pelos pcs). Mas estamos aí, como não sou hardcore, estou feliz com o One, mas ainda pretendo ter um Ps4 e um WiiU.

  3. Estou na mesma. Não me empolguei no nivel do preço destes consoles. Talvez por não ter grana pr gastar prefiro esperar ano que vem se sai um GTA exclusivo que me encha os olhos ou algum exclusivo como “só falam” que mereça meu dimdim suado. Otima materia.

Deixe um comentário

