Top 10 – Mascotes dos Games

Publicado: 08/11/2012 por Márcio Alexsandro Pacheco em Top 10
Tags:,

Se hoje em dia jogos de tiro em primeira pessoa (FPS) e situados em mundo aberto fazem a cabeça da moçada, nos anos 80 e 90 eram sem dúvida os jogos de plataforma que faziam grande sucesso. E junto com eles as suas “mascotes“, personagens – em sua maioria bichinhos fofinhos ou caricaturas humanas – que buscavam o caminho da glória e sucesso, e ao mesmo tempo servir como símbolos de identificação de suas empresas produtoras. Hoje a moda das mascotes já não existe mais, pelo menos não como antigamente, alguns se aposentaram ou caíram no limbo do esquecimento, outros continuaram na ativa e alguns novos surgiram. E assim, buscando relembrar essa moda que teve o seu ápice com a briga de Mario e Sonic nos anos 90, trazemos a vocês o nosso “Top 10 – Mascotes dos Games“. É claro que infelizmente muitos nomes ficaram de fora da lista, por isso fiquem a vontade de citá-los nos comentários. *Seguimos o critérios de escolher como “mascotes” personagens “fofinhos” que tenham apelo tanto ao público infantil como o adulto.

Bônus Time

Kratos/Master Chief

Longe de serem “fofinhos”, essa dupla representa bem as “mascotes da nova geração”, deixando de lado os bichinhos coloridos e partindo para a violência e destruição. E toda essa violência e carnificina não poderia ser melhor representada do que pelo espartano Kratos, personagem principal da franquia “God of War” e um dos maiores símbolos atuais da Sony/PS3. Já o Master Chief representa, e muito bem, a Microsoft/X360, com a franquia “Halo“, uma série de tiro futurista/espacial protagonizada por um supersoldado de armadura verde e personalidade silenciosa, que mesmo de nunca ter mostrado o rosto, é um dos personagens mais famosos da atualidade.

Bubsy/Aero/Bonk

 

Se você nunca ouviu falar desses três personagens, significa que você deve ser da geração “justin biba” e é muito novinho para reconhecê-los. Mas os veteranos dos anos 80/90 certamente devem se lembrar de Bubsy, o gato (um lince na verdade) que prometia ser o novo “Sonic” (mas nunca nem chegou perto da popularidade do ouriço) e que teve quatro jogos lançados (produzidos pela extinta Accolade), sendo os mais famosinhos os Bubsy I e II para Mega Drive e Super Nintendo (teve até uma versão 3D para PSOne, mas era horrível). Já Aero foi criado pela Sunsoft (que havia feito o bacaníssimo “Batman: The Video Game” para NES e Mega Drive), que era um morceguinho acrobata, também querendo pegar carona no sucesso de Sonic. Teve dois jogos para Mega Drive/SNES, além de um spin-off com um dos vilões chamado de “Zero the Kamikaze Squirrel” (Zero: O Esquilo Kamikaze), antes de desaparecer por completo. E finalmente Bonk, o garoto pré-histórico que tinha um cabeção e tentou representar o TurboGrafx-16 (PC-Engine no Japão) nos EUA, mas como o console não emplacou, Bonk logo caiu no esquecimento (apesar de ainda aparecer no SNES e Game Boy), junto com a moda dos dinossauros e outros games como Joe & Mac, Chuck Rock, entre outros.

Segata Sanshiro

A lenda dos comerciais do Sega Saturn no Japão (leia mais sobre ele aqui), o “Chuck Norris japonês”, acabou virando mascote do console japonês, protagonizando mais de 20 (hilariantes) comerciais. Seu nome é uma paródia de Sugata Sanshiro, judoka real, mais conhecido como personagem de um filme de Akira Kurosawa. Segata Sanshiro era um eremita que vivia em uma montanha, que devotou sua vida a um treinamento intensivo de Sega Saturn, inclusive carregando um Sega Saturn gigante nas costas, treinando socos em um controle e quebrando tijolos com a sua cabeça, mas que de vez em quando descia para a cidade para ensinar o verdadeiro caminho do Sega Saturn para as pessoas que não estavam jogando e consequentemente, lhes dar uma lição física (quebrando a cara de quem não jogava Saturn). Seu lema era: “Sega Saturn, SHIRO!” que significa “Jogue Sega Saturn” ou “Sega Saturn branco”, já que o shiro permite as duas palavras. Simplesmente ÉPICO!

Top 10

10 – Sparkster

Até mesmo a conceituada Konami entrou na moda das “mascotes fofas” e criou em 1993 o gambá Sparkster, que estrelou o bacaninha game “Rocket Knight Adventures“, lançado exclusivamente para Mega Drive. O título tinha tudo de que precisava para ser bom: personagens carismáticos, ação intensa com cenários bem planejados, trilha sonora marcante e dificuldade sob medida. Era a Konami ensinando à outras produtoras como se fazer um jogo de plataforma. Ironicamente o título não fez muito sucesso, apesar de ser muito bom. Teve uma sequência para Mega Drive/SNES e recentemente ganhou um remake para PS3/X360, batizado apenas de Rocket Knight.

    

09 – Rayman

Protagonista da série homônima, Rayman foi criado pela Ubisoft (sim, a mesma de “Assassin’s Creed“) em 1995 e já estrelou cinco games em diversos sistemas (o quinto será lançado em 2013 para Wii U). Ele não possui pernas e nem braços (mas possui mãos e pés). Nunca fui muito com o estilo desse personagem, mas há quem goste. Ele gerou uma variedade de spin-offs, entre elas estrelando os coelhos amalucados (e idiotas) Raving Rabbids (que aparecem mais no Wii e DS).

    

08 – Crash Bandicoot

Bem antes das fantásticas aventuras do icônico Nathan Drake na série “Uncharted“, a Naughty Dog lançava em 1996 “Crash Bandicoot“.  Apesar de no Brasil Crash ser considerado uma raposa pela sua pelagem laranja e suas orelhas pontudas, ele na verdade é um bandicoot, um marsupial similar a um roedor. Por alguns anos, foi referência para o PSOne (foi um “Sonic 3D” que o próprio Sonic nunca conseguiu ser), mas de lá para cá já estrelou mais de 18 games em diversas plataformas, além de passar pelas mãos de várias produtoras (hoje os seus direitos pertencem à Activision).

    

07 – Mega Man

O robozinho azul mais famoso dos games deu os seus primeiros tiros em 1987 no nintendinho 8 bits. Produzido pela Capcom antes do seu mega sucesso “Street Fighter II”, o personagem divide, junto com Ryu, o status de mascote da empresa. A franquia já rendeu mais de 50 títulos (a série clássica possui 11 jogos principais, que tinha como característica a sua alta dificuldade), vários spin-offs e personagens secundários que ganharam o estrelato. Apesar de hoje não ter a mesma força de outrora, Mega Man possui uma legião de fãs bem fiéis. Em 2013 Mega Man terá uma série de quadrinhos em que vai se encontrar com outro personagem azul dos games: Sonic The Hedgehog.

    

06 – Chocobo

Essa simpática galinhona amarela ave apareceu pela primeira vez em “Final Fantasy II“, em 1988, e desde então é presença quase certa em todos os jogos da franquia (e inclusive em outros também, além de ter o seu próprio jogo). Eles podem ser montados e usados como transporte em terra. Geralmente são da cor amarela, mas existem outros Chocobos de outras cores, que possuem habilidades especiais, como andar por montanhas, rios, ficar invisível, etc.

    

05 – Pikachu

O representante mor da franquia “Pokémon“, também é símbolo dos portáteis da Nintendo (com seus jogos sempre entre os mais vendidos) e ícone na cultura japonesa. Pikachu é um Pokémon elétrico com a capacidade de armazenar eletricidade em suas bochechas e liberá-la em ataques baseados em relâmpagos. Podem ser encontrados em casas, florestas, montanhas e geradores de eletricidade. Ele é a evolução do Pichu e a forma anterior do Raichu. Além de videogames, também estrela animes, mangás, livros, cards e outros. Mickey Mouse que se cuide…

    

04 – Alex Kidd

Eis um personagem bastante querido aqui no Brasil, sendo ele mais popular em terras tupiniquins do que em qualquer outro lugar do mundo. Alex Kidd foi a mascote oficial da Sega no final dos anos 80, além de ser a cara do Master System (como esquecer o antológico “Alex Kidd in Miracle World”). Criado em 1986, estrelou cinco jogos no Master System e um no Mega Drive, sua última aparição foi em 1990 com o jogo “Alex Kidd in Shinobi World“. Com a chegada turbulenta dos anos 90, a geração marcada pelos punks, grungies e atitudes, a Sega achou que Alex não era radical o suficiente para ser o símbolo da empresa, e assim foi chutado como mascote e substituído por um certo ouriço azul supersônico (que começou a moda dos animais exóticos nos games). Nunca mais protagonizou um jogo (uma pena, pois os seus jogos antigos eram muito bons!), mas de vez em quando ele dá o ar de sua graça em aparições esporádicas em jogos aleatório como “Sega Superstars Tennis” e “Sonic and Sega All Stars Racing”.

    

03 – Pac-Man

A bolinha amarela comilona, mais conhecida por aqui como “Come-Come“, é praticamente um símbolo para os videogames e da cultura pop, criado por Toru Iwatani em 1980 para os fliperamas, após ver uma pizza sem uma das fatias durante um jantar com amigos. Foi batizado no Japão de Puck-Man, do termo paponês ‘paku-paku’, que significa a boca de alguém abrindo e fechando. Quando foi para os EUA teve o nome alterado para Pac-Man, para evitar que engraçadinhos trocassem a letra ‘P’ por ‘F” (essa história inclusive aparece no filme “Scott Pilgrim Contra o Mundo“). O objetivo de Pac-Man é comer todas as pastilhas que se encontram espalhadas num labirinto, enquanto evita quatro fantasmas, ‘Blinky’, ‘Pinky’, ‘Inky’ e ‘Clyde’, que escapam de uma prisão. Ganhou uma esposa, Ms Pac-Man (usa batom e uma fita vermelha na cabeça) e um filho, Pac-Man Jr (usa um boné com uma hélice em cima), que também estrelaram seus próprios jogos.

    

02 – Sonic

Relativamente novo quando comparado com outras lendas aqui presentes, Sonic também pode ser considerado um dos maiores símbolos para os videogames, além de ser a mascote oficial da sua produtora Sega. Foi criado em 1991 e virou sucesso absoluto com o jogo “Sonic The Hedgehog” para Mega Drive, virando também referência ao console negro da empresa. Além de tirar o emprego de Alex Kidd, Sonic chegava para peitar o então imbatível Mario, e por alguns anos conseguiu derrotar o bigodudo com louvor, ao incluir no estilo jogo de plataforma uma velocidade alucinante, excelentes gráficos e músicas muito bem compostas. Infelizmente Sonic não conseguiu manter o ritmo de sua correria e foi perdendo o fôlego com a chegada dos jogos em 3D, momento esse que seu rival encanador aproveitou para recuperar o Trono de Ferro dos Games. Sonic passou por maus momentos, com sucessos esporádicos como “Sonic Adventure” e agora o mais recente “Sonic Generations“. Certamente um dos personagens mais amados do mundo dos games, leia mais sobre o carismático ouriço em nossa matéria especial “A História de Sonic The Hedgehog“.

    

01 – Mario

Sonic tentou, e por pouco não conseguiu, mas o Trono de Ferro dos Games ainda pertence ao bigodudo encanador mais famoso do mundo. Mario é protagonista de alguns dos jogos mais vendidos da história. Foi ele quem deu o pontapé inicial para o estilo de jogos plataforma side-scrolling 2D com o clássico “Super Mario Bros” de 1985, e manteve o nível de qualidade quando chegou a geração 3D, com o inesquecível “Super Mario 64”. Não satisfeito com todo o sucesso que fez aqui, partiu para outras galáxias com o estupendo “Super Mario Galaxy” e ao mesmo tempo voltou às suas origens com “New Super Mario Bros Wii“, isso mantendo o nível artístico e criativo sempre em alta, graças ao seu criador-gênio Shigeru Miyamoto. Mario alcançou um status que provavelmente nenhum outro personagem será capaz de igualar: segundo o site de estatísticas de games VGChartz, Mario já rendeu 170 jogos, que quase venderam 500 milhões de cópias no mundo todo – um fenômeno incontestável! E é por tudo isso, e outras não comentadas aqui, que Mario recebe o nosso primeiro lugar no “Top 10 Mascotes dos Games“. Parabéns bigodudo!

   

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios
comentários
  1. Anônimo disse:

    nâo sou dos anos 90,mas conheço a maioria dos personagens citados anteriormente e acho o sonic 1000 vezes melhor que mario

  2. aldrim disse:

    sou de 1991 e ja joguei ttodos os jogos classicos;;;;;;;e me orgulho muito disso

  3. Diego Lobato disse:

    Faltou o Klonoa, q em tese era pra ter sido o mascote do PS2.
    O único q eu não conhecia era esse tal de Bonk.

  4. Anônimo disse:

    Sly Cooper para PS2, Spyro de PSX….esses personagens são ou foram por um tempo mascotes de seus consoles

  5. Adriano disse:

    Banjo Kazooie, Kirby, Donkey Kong, Pulseman..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s